o que é

Agar-agar

Sempre que posto receitas com agar agar surgem muitas dúvidas, então preferi fazer um post só para ele!
O agar agar é uma gelatina extraído de algas, ja a gelatina convencional que estamos acostumados é de base animal.

O agar agar contém inúmeros benefícios para a saúde, e ja é utilizado com fins medicinais a milhares de anos pelos orientais.
Ele contem alto teor de sais mineirais, iodo, fósforo e celulose.
Por ser também rico em fibras ele auxilia no transito intestinal, atua também ajudando na desintoxicação do corpo e no processo de emagrecimento (por ser fibra e dar sensação de saciedade) e também nos níveis do colesterol, ajudando a combater doenças cardiovasculares.

Como usar?
Você deve dissolver com o liquido que deseja e levar ao fogo, ferver por 3 minutos, sempre mexendo, e levar para a geladeira. Ele tem um alto poder de gelatinização que é quase imediado.

Como comprar?
Ao comprar você deve observar se ele é branco e sem cheiro! Caso compre um levemente esverdeado e com cheiro ele irá prejudicar a sua receita.
É facilmente encontrado em lojas de produtos orientais (em pacotinhos transparente), também é possível encontrar em capsulas (aqui mo Br é mais difícil encontrar assim).

Ele dará textura de gelatina a sua receita por isso não é substituido pela goma xantana! Você pode substituir em receitas apenas pela gelatina incolor, mas ele é infinitamente melhor, por isso vale a pena investir nele!

Aqui uma foto do que eu comprei no mercado municipal de Curitiba, mas ja encontrei em lojas orientais em Florianópolis e São Paulo!

20140608-193507-70507714.jpg

Espero ter ajudado um pouquinho gente! Beijos!

Anúncios

25 comentários em “Agar-agar”

  1. Oi Amábile, na Nut Store que fica na Rua Bocaiúva, 1913, bem no Centro de Floripa, tem o agar agar e muitos dos produtos que você usa em suas receitas! Aparece lá qualquer dia para conferir a variedade! Suas receitas são ótimas! Lia.

  2. Vi um pra comprar mas ele tinha uma cor de leite em pó, não exatamente branquinho!
    Daí senti o cheiro e tinha um cheirinho que não era ruim, mas tb não era cheiro de “nada”! hahaha
    É assim mesmo???
    Beijo!!
    Amo suas receitas!!!!

  3. Oii! Depois de muito procurar pelo agar agar, encontrei hoje. Louca pra fazer meu queijo de abobrinha…
    Mais quando vim aqui ler sobre ele descobri que o meu é o tal “agar esverdeado”… 😦
    Altera muito sabor? Textura?
    Obrigado!!!

    1. A textura geralmente nao altera (pode apenas ficar com granulados) mas cheire seu agar agar se ele tiver cheiro forte ele vai dar o gosto do cheiro, que eu particularmente acho horrivel, mas se nao tiver cheiro pode nao alterar o sabor! Teste para ver! Beijos!

    2. Eu também passei por essa experiência e através de pesquisa descobri que o agar que nos venderam é para uso industrial e não para consumo humano. Pior que eu comprei em um site onde a descrição do produto especificava que substituia a gelatina animal na preparação de sobremesas. Imagina a surpresa quando recebi aquilo… já conheço o agar e antes de abrir o pacote que recebi percebi a diferença na cor e texturas… mandei e-mail para a loja, vamos ver se tomam providências. Resumindo: se o agar que for comprar não for branquinho esquece… é o agar de uso industrial não apto para consumo humano.

  4. Que raiva! Comprei, paguei 27 reaise é o verde horroroso! Acabou com minha receita! Fiquei triste! Sabe dizer se esse verde ruim é falsificado? Fiquei muito brava, vontade de pedir meu dinheiro de volta!

    1. Oi Julie! Nao é falsificado nao, só o processo e/ou a materia prima nao sao de boa qualidade! Procure no site Natue.com o agar agar GELIALGAS é a marca que levo para os cursos por ser fácil de encontrar online e é excelente!

  5. Afinal de contas alguém tem informações seguras da diferença e uso do agar agar mais clarinho e o agar agar mais esverdeado? pois não encontro essa informação na net.

    1. Eu nunca comprei em capsulas.. Nao sei se é puro.. E vc deve ter q abrir varias capsulas para render uma colher.. Deve sair bem mais caro.. Mas.. Se for puro, o método de gelatinização sempre será o mesmo, deve-se ferver!

  6. comprei um agar-agar a granel e estava cheirando a camarão, e era um branquinho um pouco bege. Tentei fazer gelatina de melancia, não endureceu, só ficou um creme mole e ainda com um gosto horrível!

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s