o que é

“Queijo” vegano de abobrinha

Ja falei aqui que adoro pesquisar receitas em sites de fora, vou passeando por vários e sempre encontrando opções diferentes e receitas exóticas que sao fonte de inspiração e estudo para criar novos pratos!
Ja tinha postado aqui o queijo de macadâmia (ou qualquer outra castanha), que foi super aprovado por quem fez e me deixa muito feliz, essa é no mesmo estilo, mas com um ingrediente para ninguém poder dizer que se alimentar bem sai caro, rs, abobrinha!!
Vamos pra receita!

IMG_4372.JPG

Ingredientes:
1 abobrinha grande
1 colher de chá de óleo de coco, azeite ou manteiga ghee (ghee é de origem animal, então não será vegano)
1 colher de sopa de suco de limão
1 colher de chá de agar agar BRANCO E SEM CHEIRO – leia, por favor, o post sobre agar agar, vai tirar suas dúvidas! – ou 1 pacote de gelatina incolor (mas como vcs ja sabem o agar agar é infinitamente melhor)
1 pitada de noz moscada
1 colher de cha de sal (a provar)
Temperos que quiser

Modo de preparo:
Descasque a abobrinha (e guarde para consumir!! Eu por ex fiz espaguete de abobrinha com a casca, aqui nós so tiramos pela estética) corte em cubos e leve para cozinhar com agua suficiente para cobrir (é pouca água, deixo bem no limite da abobrinha, não passo a água dela).
Depois de cozida bata no liquidificador e adicione o óleo que usar, o sal e a noz moscada. Bata bem ate virar um creme homogêneo.
Coloque na panela e adicione o agar agar. Como todas as receitas com agar agar, deixe ferver mexendo sempre por 2-3 minutos.
Desligue, adicione o limão misture e coloque em um pote e leve a geladeira!
Espere endurecer e sirva.
Caso use a gelatina, so adicione ela breviamente hidratada como manda a embalagem na parte de bater tudo no liquidificador. Massss alem da questão nutricional, o queijo feito com agar agar você pode derreter ate na frigideira., ja o com gelatina fica liquido se esquentar, então mais uma vantagem para o de agar agar ne?!

IMG_4373.JPG

Espero que gostem! Ja foi aprovado pelo Kolenda’s controle de qualidade hahaha! Beijos!!

Anúncios

34 thoughts on ““Queijo” vegano de abobrinha”

  1. Amabile! Adoro tuas receitas!!!
    Meu filhote de apenas 1a9m é intolerante a lactose (e nós estamos em um período de corte de gastos). Não sei o q passar no pão dele e na maioria das vezes come pão ‘seco’… :/
    Gostei muito dessa receita e tenho tudo para fazer ela agora, menos noz moscada, q nunca usei e nem se para o q serve…. 🙂 dá para fazer sem esse ingrediente?
    MUITO OBRIGADA! Abraços, Andreia

    1. Oi Andreia! Que bom poder ajudar! Pode fazer sem a noz moscada ela é um tempero utilizada em molhos de queijo e de leite por combinar muito, eu particularmente acho que combina com mtas coisas.. Enfim pode usar o que quiser! E para ele vc pode servir pao com azeite, manteiga ghee que é sem lactose e sem proteina e super saudavel tem ate a receita aqui no blog, geleias, pate de legumes… Beijos!!

      1. Oi Amabile! Eu fiz e acho q deu certo… mas infelizmente não foi aprovado aqui em casa. O sabor da abobrinha e do limão ficaram acentuados, o que fez lembrar uma salada de legumes. Hehehehehe. Eu particularmente gostei, mas meu filho não aprovou. Vou testar outras receitas. Beijos!

  2. Amábile, o suco de limão tem alguma outra função além de sabor nessa receita? Não posso com limão nem fermentados, como o vinagre. Daí pensei em excluí-lo mesmo.

    Obrigada, um abraço!

  3. Oi Amábile estava com saudades das suas receitas…..rss…Ainda bem que você voltou…Me diga uma coisa… esse queijo (fazendo com agar agar) pode ser colocado na lasanha em substituição ao queijo normal? Ele vai derreter se colocar?

    Desde já obrigada.

    Fabiana

    1. Aa flor perdao por nao estar postando tanto! Estou super corrida e as vezes acabo colocando receitas mais rapidas na pagina do face e no insta, mas vou colocar aqui tbm o que ando colocando la! Pode colocar sim! Ontem fiz uma pizza (outro dia vou colocar a massa aqui tbm) com esse queijo e ficou uma delicia!! Com lasanha vai ficar uma delicia!! Beijao!!

  4. Oi Amábile! Fiz e amei o queijo de abobrinha!!! Obrigada!
    Sou intolerante a lactose e ja fiz varias receitas do seu blog.
    Adorei tb seu insta e os videos do seu canal no youtube. Parabéns!
    bjux!

  5. Oi amábile! Eu tentei e fazer e não deu muito certo! É a abobrinha verdinha que vc usa ou a alaranjada (paulista)?? Mais ou menos quanto de abobrinha e agua deve ser usado nessa proporção de 1 cchá de agar agar? porque o meu não endureceu… 😦

  6. Acabei de fazer!! Super rápido, prático e barato!! Estava na busca de uma substituição de queijo animal tem muito tempo e adorei! E não fui só eu, os onívoros aqui de casa também gostaram! Amei!!

  7. Amábile, desculpe, sou nova na arte de cozinhar. Então, coloquei muita água e o queijo ficou uma espécie de gelatina. Tem como eu recuperar em uma sopa ou a ágar-ágar tem problemas em ir de novo ao fogo?

  8. Adorei a receita vou fazer para a minha sobrinha que é vegana e quando vai lá em casa é um sufoco. Você acha que o queijo pode ser congelado?
    Obrigado pela disposição em sempre publicar receitas bacanas e saudáveis.
    Beijos

  9. Faz 5 meses que deixei de comer carne, tô descobrindo esse mundo fantástico vegetariano/vegano. desculpe para fazer esse queijo de abobrinha parece uma delicia, que tipo de abobrinha vou usar? agradeço desde já.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s