o que é

Lasanha de siri com massa de pupunha

Aqui em casa nos amamos palmito pupunha, faço muitas coisas com ele como espaguete, refogado com legumes e lasanha! Para quem nunca provou, o palmito pupunha fresco tem um sabor e textura diferente dos palmitos em conserva que que estamos acostumados. Ele é crocante e com sabor neutro.

IMG_4282.JPG

É importante saber escolher e descascar o palmito!
Quando se encontra a peça inteira ele é grande e do tamanho de um braço mais ou menos. Mas você pode encontrar cortado ao meio então é legal saber:
O palmito tem apenas o centro macio e comestível, a outra parte é fibrosa e você deve descascar!
O palmito em seu comprimento no interior (parte comestível) tem a base larga e vai afinando, por isso é sempre importante olhar as pontas quando for comprar (digo ele cortado ao meio), para comprar a parte mais larga, pois se comprar a parte mais fina, estará pagando o mesmo preço por muito menos palmito! Mas caso compre o inteiro so se preocupe em olhar as pontas para ver se não estão mofadas!
Como descascar:
Agora é força no muque! Hahah!
Você deve passar a faca para cortar a primeira camada, com força e cuidado, vá “descolando” o palmito da casca, retire essa primeira canada.
Para a segunda camada faça a mesma coisa, e assim sucessivamente. IMPORTANTE: a casca vai começar a quebrar mais perto da base mais larga, e é normal e necessário! A casca vai se quebrar onde o palmito é mais macio!
Corte também as duas pontas pois elas ficam muito expostas.
Você irá reparar que a base larga do palmito é “inteira” e a parte de cima desfia e com camadas.
Seguem algumas fotos:

IMG_4431.JPG
Aqui vocês podem ver as duas pontas do palmito. A parte mais fina, que tem apenas o seu miolo macio e comestível e a outra ponta é a base que é toda macia e a parte que usamos nessa receita.

IMG_4430.JPG
Ficará dessa maneira depois de cortado.

IMG_1497.JPG
Aqui uma imagem do palmito descascado e cortado para espaguete.

Explicado sobre o palmito, vamos a receita! Para a lasanha você irá utilizar essa base inteira, ela será a sua massa!

Ingredientes:
1 palmito pupunha (base inteira)
500g de carne de siri (se compra já desfiada) – pode fazer a lasanha do que quiser
1 cebola picada
3 dentes de alho
Suco de 1 limão
1 tomate bem picado
100 ml de leite de coco
Manjericão fresco ou a erva que quiser
Sal a gosto
Óleo de coco ou outro para refogar
Para o molho branco (receita aqui no blog)
1/2 cebola
2 dentes de alho
1 xícara de castanhas de caju ou amêndoas hidratadas
Água
Noz moscada e sal a gosto
Biomassa ou alguma farinha para espessar.

Modo de preparo:
Para o palmito: corte em fatias finas a base do palmito. Ferva água, jogue as fatias e deixe por 3 minutos, escorra e reserve (podem ser congeladas assim).
Para o siri: refogue a cebola e o alho, lave a carne de siri e deixe escorrer bem depois adicione para refogar junto. Adicione os tomates e o suco de limao, coloque o leite de coco, o manjericão e acerte o sal e temperos. Reserve.
Para o molho, faça o leite vegetal, refogue a cebola e o alho adicione o leite e acerte os temperos, espesse com biomassa ou fécula ou polvilho doce.

Montagem:
Coloque uma colher do molho e espalhe bem, faça camadas com a base do palmito, coloque o siri e repita. Gosto de 3 camadas. Finalize com o molho e orégano. Leve ai forno até começar a ferver. Retire e sirva!

IMG_4261.JPG

Fica simplesmente incrível! Uma receita mais elaborada mas maravilhosa, façam pelo menos uma vez na vida! Hahah
Beijos!!

Anúncios

9 comentários em “Lasanha de siri com massa de pupunha”

  1. Ei amábile, tudo bem?
    Você poderia dar alguma sugestão pra substituir o palmito “na massa”? Não sou muito fã de palmito, nem de berinjela…. rsrsrs!
    Tô amando o seu canal cozinha low carb. As receitas são deliciosas!
    Obrigada. Bjos

    1. Faça com abobrinha! Mas vc ja provou pupunha in natura? Pq os palmitos q conhecemos ficam em conservas ne, e tem gosto de conserva.. O pupunha in natura nao tem gosto de nada! É beeem neutro e a textura tbm eh bem diferente dos em conserva… Eu ofereci pro meu namorado que nao cone palmito de jeito nenhum e ele ficou bem impressionado com a diferença! Beijos!!

  2. Olá! Tudo bem? Aqui em campinas consigo achar ele já cortado para lasanha, acredita? Muito bom! Mas fui fazer o espaguete e achei que não ficou muito macio! Ficou fibroso e durinho .. Eh essa textura mesmo? Ou deixo por mais tempo na água fervente ? Vou fazer a lasanha hj, e gostaria de saber qual é a textura dele depois de fervido! Se é fibroso e durinho mesmo ou fica mais macio! Obrigada! Beijos

      1. Eu comprei pra lasanha! Coloquei na água fervendo e deixei mais tempo que dá outras vez e ficou ótimo! Fiz lasanha de shimeji, ficou ótimo! Ideia da minha cabeça mas valeu! Quando a gente está de dieta tem q ir inventando mesmo! Adoro suas receitas! Obrigada!

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s