o que é

Panqueca também sem ovos!

Panqueca matinal também sem ovos! Recebo muitos pedidos de pessoas que vem descobrindo sensibilidade aos ovos, e mesmo para quem não tem, é interessante variar nos alimentos, então que tal uma panquequinha que pode ser para o café ou até para uma refeição principal!
1 cds de psyllium (ou farinha de chia ou linhaça)
1cds farinha de amêndoas (ou outra)
2 cds de farinha de beringela (ou outra – usei essas para ser low carb, mas a opção é sua, pode usar de arroz, sarraceno, grao de bico etc)
1 cdc azeite de oliva (ou ghee ou oleo de coco)
1 pitada de sal ou 1cdc de açúcar de coco ou outro
Temperos a gosto – usei orégano
Quanto baste de água para a massa ficar cremosa mas vom liga (cerca de 2/3 xic)
Misture tudo ate ficar homogeneo e espessar para quando formar o gel. Leva na frigideira em fogo baixo deixe tostar de um lado e vire. Esta pronto!

IMG_4550.JPG

Anúncios

14 comentários em “Panqueca também sem ovos!”

  1. Amábile, quem faz as vezes do ovo é a farinha de linhaça? Eu mesma posso fazer a farinha, colocando a linhaça no liquidificador e batendo?
    Outra dúvida é quanto às farinhas…vc deu várias opções de substituição e eu sempre fico perdida na hora de fazer as receitas, pois nem sempre tenho todas que a receita pede. Como fazer para saber qual farinha substituir por qual? Ex: vc colocou farinha de amêndoas ou outra e farinha de beringela ou outras. A função dessas farinhas é diferente? A receita muda conforme a farinha?
    Desculpa tantas perguntas rsrs
    Obrigada!!!

    1. Ola Juliana! Vc pode fazer a farinha em casa sim dessa maneira eu faço em casa tbm! E isso mesmo a linhaça, chia ou psillium fazem as vezes do ovo!
      Quanto as farinhas em sempre coloco opçoes de substituições que equivalem ou seja fazem quase o mesmo trabalho mas para conhecer as farinhas e suas diferenças, como elas se comportam e etc só estudando e testando… Eu poderia ficar aqui e escrever um livro para vc para poder explicar cada uma, mas sim elas todas sao diferentes e tem funções diferentes.. Caso tenha alguma duvida e quiser usar o que tiver em casa pode perguntar aqui no blog que eu ajudo! Beijos!

      1. Grata pela resposta!!
        Se eu quiser usar ovo e farinha de linhaça na mesma receita, tem algum problema?
        Qual é a farinha que vai substituir a farinha de amêndoas?
        Vc indica algum site, livro ou até mesmo algum curso online que ensine melhor sobre as farinhas?
        Obrigada!

      2. Pode usar sim! Aqui no blog mesmo tem diversas receitas usando os dois! A de amendoas pode ser substituida pela de coco, de arroz, pode ate usar tudo da mesma, nessa receita especificamente ela nao tem uma funçao importante gastronomicamente falando.. Rs curso online eu n sei te dizer e livros tem muitos.. Procure na livraria de livros de receitas sem gluten geralmente eles explicam sobre os tipos de farinhas!

    1. Olá Aline, na verdade no Brasil não existe nenhum adoçante 100% stevia que seja realmente 100% (ainda mais forno e fogão), por isso até posso lhe recomentar o da marca Stevita, que é o menos pior, mas indico MUITO os produtos da Essential nutricional (e nao ganho nada com isso) mas basta ler a lista de ingredientes para ver que eles são produtos realmente puros, tanto o Sweet Lift cook (ou o normal), quando o Xylitol, que tbm é bom para ir ao forno. Eles vendem online e sai mais baratos que nas lojas… Pensando em SAUDABILIDADE, eu optaria (e opto) por um desses dois.

  2. Olá Amabile,

    eu fiz a receita exatamente com os ingredientes que você recomendou, duas vezes, e nas duas grudou TUDO na frigideira, fez a maior meleca…

    Usei frigideira anti aderente que normalmente utilizo em outras receitas de panqueca, na primeira fez sem untar e na segunda untando…e nada, grudou tudo igual…

    Tem ideia do que pode ser feito (exceto jogar a frigideira fora hehe).

    Obrigada!

    1. Que coisa menina! Nao sei mesmo, é dificil assim de longe saber… Mas vc deixa em fogo bem baixinho? Tem q ter um pouco de paciencia.. Mas tente então fazer a com farinha de painço que tem aqui no blog.. Ou tente fazer no forno no tapete de silicone (fica mais crocante dai), e vc faz varias de uma vez.. Bem é dificil ajudar assim as cegas mesmo, e eu faço essa receita até pra deixar congelada.. As vezes sao as farinhas que dependendo da marca, safra e tal mudam um pouco, absorvem mais ou menos agua, etc.. Vc está mexendo no pote até ela engrossar e só depois colocar na frigideira?! Podem ser tantas coisas, ou nenhuma delas sabe?! Hahah desculpa, mas tem outras receitas aqui no blog desse tipo! Bjoss (se eu pensar em alguma outra possibilidade do q possa ser respondo de novo ok?!)

      1. bem em breve faço uma terceira tentativa com essas recomendações, sou brasileira e não desisto nunca hahaha!!

  3. amabile! a farinha de beringela pode ser substituida por, por exemplo, farinha de banana verde, de cocô ou de sementes (girassol,…) ?
    amo seu trabalho! Acompanho há mto mto tempo e ja testei mts coisa daqui. bjo!!

    1. Oi karen! Ela pode ser substituida pela de banana verde (que eu particularmente acho muito ruim), a de coco d dd sementes ja tem outras funções e se encaixam em outro grupo, então uma não pode subatituir a outra!

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s