o que é

Torta de Limão saudável!

Sábado foi aniversário do meu namorado, e na semana anterior ele me pediu uma torta de limão, que faz tempo que ele queria uma gostosa, e as que ele via pelas padarias tinham tudo cara (e  gosto – segundo ele) de coisas prontas e industrializadas, falei que fazia a torta mas que seria do meu jeito, e claro que ele topou. Nunca havia nem feito torta de limão tradicional, e para falar a verdade nunca havia comido uma torta de limão que eu realmente achasse boa (sem gosto de coisas prontas), mas sabia como deveria ser a receita.
Passei a semana elaborando a receita para tentar chegar o mais próximo de uma tradicional (feita com leite condensado e creme de leite), e para a surpresa de todos, ela superou qualquer uma!

Quando postei vi que não é só o meu namorado que é louco por torta de limão, mas metade dos meus seguidores também são hahah, arrumei um tempinho e vim postar para vocês! Tenho certeza que vão se apaixonar!

Torta de limão sem glúten, lactose e soja

Receita:

Para a base da torta usei a receita do biscoito do Alfajor, sempre faço as tortas com essa massa e  fica incrível, mas você pode fazer com a massa da sua preferencia.
Cubra uma forma de fundo removível untada com a massa, faça furinhos com o garfo na base (para não criar bolhar) e leve para assar em forno médio pré-aquecido até ficar completamente assada.

Recheio:
Primeira parte:

2 xícaras de castanha de caju cruas deixadas de molho por 8 horas
2 xícaras de água fervente
1 xícara de açúcar demerara

OPCIONAL: você pode usar 1 xícara de biomassa AMOLECIDA no recheio também, para isso use a medida de 1 1/2 xícara de castanha e 1 1/2 de água e 1 de biomassa, o modo de praparo continua o mesmo (não testei com a biomassa mas acredito que funciona)

Segunda parte:

Suco de 5 limões bem suculentos (como fiz de olho não medi em ml, fui colocando até achar que está bom, e foi essa a conta)
1 colher de sopa de raspas de limão
150ml de leite vegetal ou água
1 colher de chá de agar agar LEIA O POST SOBRE ELE PARA POSSÍVEIS DÚVIDAS (que também podem estar esclarecidas nos comentários) OU 1 pacote de gelatina incolor (o agar agar é infinitamente mais nutritivo)

Modo de preparo da primeira parte:

Descarte a água das castanhas e leve ao liquidificador as castanhas, o açúcar e a água fervente. Bata até ficas liso, não precisa coar.
Leve o creme para a panela para engrossar. Mexa bem por cerca de 15 minutos depois que ferver. Coloque em um bowl e leve para a geladeira. A textura deve ficar com a de um creme de confeiteiro.

Modo de preparo da segunda parte:

Com o creme já gelado, leve a batedeira ou liquidificador o creme e e vá adicionando o suco dos limões. Irá amolecer um pouco o creme.
Ferva o leite vegetal com o agar agar e adicione a mistura e bata novamente (caso use a gelatina siga as instruções da embalagem – pode dispensar o uso do leite vegetal neste caso- adicione a mistura e bata para misturar).
Despeje o creme na massa já assada e fria. Leve a geladeira e deixa firmar.

Para o Merengue – OPCIONAL

Bem merengue não é a coisa mais saudável do mundo, pois vai uma quantidade beeem grande de açúcar, mas para um evento vai né? hahah

Você irá precisar de uma balança e colocar a mesma quantidade de claras e de açúcar demerara (uso 3 claras).
Coloque em uma panela e leve ao banho maria, mexendo sempre para NÃO cozinhar a clara, e sim apenas dissolver completamente o açúcar.
Coloque o dedo (limpo, obvio) para sentir se o açúcar foi completamente dissolvido. Leve rapidamente para a batedeira e bata em potencia máxima ate triplicar de tamanho e formar um merengue bem brilhante e que forme um bico lindo na batedeira quando você a levantar. Adicione raspas de limão no meio da preparação também.
Coloque em um saco de confeiteiro com bico de pitanga e confeite a torta, para este efeito queimado usei um maçarico.

Mantenha a torta sempre em geladeira.

Está pronta, delicie-se!

Torta de limão sem glúten, lacteos e soja

Anúncios

18 thoughts on “Torta de Limão saudável!”

  1. Oi Amábile! Estou sempre de olho no teu blog e ig. Não costumo comentar, mas tenho que te dizer.. essa torta tá com uma cara boa de maissss! Justo agora que ando com uma super vontade de torta de limão.. hehe Vou fazer com certeza!
    Obrigada por disponibilizar tantas receitas maravilhooosas!
    Um beijão!

  2. Amábile sua linda!!!! Amei esta torta ficou di-vi-na…. como estamos sem açúcar aqui em casa fiz com adoçante, por este motivo não ficou tão bom o merengue, mas mesmo assim foi sucesso. Você realmente é ilumina. Obrigada por dividir suas ideias. Agora vou fazer o panetone, tenho certeza que vai ficar bom assim como todas suas outras receitas, depois te conto. Estarei ai no começo de dezembro, mestou torcendo pra ter um curso de doces, pq amo kkkk.bjus

    1. Vc usou castanha de caju cruas? Porque as torradas dao mais sabor e sao mais escuras! Vc poderia ter colocado mais limao tbm, afinal cada limao tem uma quantidade de suco diferente dentro… A quantidade de horas da demolhagem está otima!

  3. Ou Amabile fiz hoje a torta mas o recheio não ficou com a mesma textura da sua.ficou mole por dentro.sera q foi porque usei um pouco de xilitol junto com açúcar demerara?te admiro de montão bjs

    1. Nao flor! Foi certamente a quantidade do agar agar! Pode usar um Pouquinho mais, as vezes muda de marca pra marca, assim como farinhas e tal! Espero que de certo! Se quiser coloque um pouco no freezer antes de servir que fica uma delicia tbm!!

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s