o que é

Óleo de cozinha – como descartar?

Ainda vejo muitas pessoas que não sabem como descartar os óleos utlizados na cozinha, ou até mesmo os que saem dos próprios alimentos (como do salmão por exemplo) e acabam descartando na pia da cozinha, o que é um perigo para o planeta, para as cidades e até mesmo para a própria residencia. óleo

Para falar com mais propriedade sobre o assunto, pedi para a minha amiga Nicole Schramm, engenheira ambiental, vir explicar para vocês sobre este assunto, afinal, precisamos cuidar tanto do nosso planeta quanto da alimentação (afinal é o planeta que nos fornece o alimento né?!).

171_reciclagem_oleo_cozinha (1)

Segue o texto:

“Os óleos e gorduras são substâncias insolúveis em água (hidrofóbicas), de origem animal, vegetal ou mesmo microbiana, formadas predominantemente de produtos de condensação entre “glicerol” e “ácidos graxos” chamados triglicerídeos. Além de não se dissolver, o óleo é menos denso do que a água e por isso flutua.

Diversos estabelecimentos como bares, restaurantes, hotéis e até mesmo residências descartam o óleo utilizado no preparo de refeições direto no ralo da pia. E isso muitas vezes acontece pelo desconhecimento dos impactos que são causados ao meio ambiente.

Ao entrar em contato com a água dos rios, por exemplo, o óleo permanece na superfície e dificulta a entrada de luz solar, prejudicando a oxigenação da água e consequentemente causando danos aos animais aquáticos.

Quando jogado no solo, o óleo cria uma barreira que o impermeabiliza, impedindo que a água que ali chega seja absorvida.

Já nas redes de esgoto, ou de drenagem de chuva em alguns municípios, o óleo lançado gruda nas paredes da tubulação e funciona como uma cola para os demais objetos, como plásticos, fios de cabelo, fio dental, entre outros. Isto provoca a obstrução das redes, dificultando a passagem de água/esgoto e causando prejuízos. As redes de esgoto quando entupidas podem gerar refluxo, onde o esgoto pode retornar as residências e causar mau cheiro. Já nas galerias de chuva, o entupimento contribui para os recorrentes alagamentos nos centros urbanos.

De acordo com a legislação brasileira e os padrões de qualidade de água estabelecidos, o lançamento incorreto de 1 litro de óleo pode contaminar 20.000 litros de água. Dados de 2010 apontam uma geração de 15 mil litros de óleo usado por cada brasileiro ao ano. Assim, considerando a população brasileira de 202.768.562 de habitantes, a geração de óleo ao final deste ano poderá chegar a 3.041.528.430, ou seja, mais de 3 bilhões de litros. Se o descarte for realizado de forma incorreta, 60.830.568.600.000, ou seja, 60 trilhões de litros de água serão contaminados.

Para evitar todos estes problemas, diversos municípios e instituições criaram programas para receber o óleo usado que pode ser REutilizado em várias situações: produção de sabão, detergente, resina para tintas, glicerina, ração para animais e biodiesel. Portanto, é uma matéria prima e uma fonte de lucro para quem o recebe.

Armazene seu óleo usado em garrafas plásticas, garantindo que não ocorrerá vazamento, e procure o ponto de coleta de óleo usado mais próximo da sua casa ou estabelecimento. Contribua com a qualidade da nossa água. Todos têm direito a um meio ambiente limpo e equilibrado. Por isso cada um PODE e DEVE fazer a sua parte!”

Nicole Schramm
Engenheira Ambiental

Anúncios

1 thought on “Óleo de cozinha – como descartar?”

  1. Amábile,
    Conheci seu blog há alguns dias e amei!
    Parabéns para você pela iniciativa desse post e para Nicole pelos esclarecimentos.
    Eu já separo óleo e gorduras há algum tempo (faço a doação para uma pessoa que faz sabão artesanal) e gostei muito dos esclarecimentos.
    Beijo,
    Cacilda

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s