o que é

Terrine de frango – uma boa maneira para substituir os embutidos

Inspirada nas aulas de Garde Manger que tive na faculdade (admito que não curtia muita essa matéria hahaha), tive a ideia de fazer esta “terrine” (so que sem terrine e que mais lembra uma mortadela só que mais gostosa) de frango, pensando em quem ainda não largou os embutidos (Alô peito de peru/blanquet!! Vocês não são saudáveis) e quem, como eu, sente falta de mais opções salgadas para acompanhar os lanches!

2015/01/img_7309.jpg

Para começar vou explicar um pouco os termos. Garde Manger é a parte da cozinha fria dentro de uma cozinha, responsáveis pelas saladas, canapés, coqueteis etc, todas as preparações são servidas frias.
A terrine, mencionada acima é, não só o nome da preparação, como também o nome do recipiente onde é feita essa preparação, que lembra uma forma de bolo ingles, digamos assim, mas é de porcelana. O prato Terrine pode ser feito de qualquer carne é como um patê assado (ou não) podendo também conter camadas.

Bem, explicado um pouco essa parte gastronômica, vamos a receita super mega fácil de fazer!

Ingredientes:
1 1/2 peito de frango cru (orgânico de preferência, se estiverem muito pequenos, use dois)
2 colheres de sopa de óleo de coco (ou outro)
1 pedaço de 2 dedos de pimentão vermelho
1 punhado de cebolinha
1colher de chá de páprica doce
1colher de chá rasa de sal
1/3 peça de tofu defumado ralado (usei para dar o sabor leve de defumado, é opcional! Você pode usar também paprica defumada para isso)
1 colher de sopa de chia

Modo de preparo:
Corte o frango em pedaços e coloque no processador ou liquidificador. Bata primeiro e depois adicione os outros ingredientes e bata junto.
Para assar:
Disponha a massa em cima de um pedaço de papel manteiga ou papel alumínio e enrole, aperte bem as pontas e enrole bem (como um bombom).
Leve para assar em forno pré-aquecido em fogo algo por cerca de 20 minutos.
Retire, abra o pacote e deixe esfriar.
Guarde na geladeira por até 5 dias ou congele um pedaço para consumir depois e aumentar o tempo de duração

* você pode usar os temperos que quiser! Cebola, alho, alho poró, azeitonas, orégano, açafrão etc etc etc!

Espero que gostem!! Me contem depois! Beijos!!

Anúncios

44 thoughts on “Terrine de frango – uma boa maneira para substituir os embutidos”

  1. Que ótima ideia!!! Parei de comer embutidos depois que meu pai teve um câncer de intestino e fui pesquisar sobre o mal que fazem… Às vezes bate vontade de comer alguma coisa salgadinha no pão, né? Só uma dúvida, como que ficou nesse formato perfeitinho? Só apertando com as mãos?

  2. Nossa, ADOREI, Amábile! Você, como sempre, trazendo ótimas receitas e opções saudáveis. Teu blog é um achado e você é muito talentosa 🙂 Com certeza vou fazer! Só preciso esperar um forno melhor que o meu, pra garantir o sucesso da receita!

    Só garantindo: pode mesmo fazer sem substituir o tofu por nada, né? Só tirar? Não muda a consistência, certo?

    Beijo grande!

      1. Ah… ok.
        É que como não tenho muito experiência na cozinha, nunca processei carne crua, daí fiquei na dúvida!
        Amei a receita. Vou fazer hoje!
        obrigada!!!

  3. Gente, eu fiz essa receita agora a pouco e ficou DIVINO! A páprica e o pimentão vermelho dão um sabor que hummm… Para salgar, usei sal rosa de Himalaia grosso, e ao invés do tofu (soja me dá gases) eu usei fumaça líquida (fui colocando e provando). Penso que dá para usar fumaça em pó também, né? Abraço a tod@s!

    1. Oi Fernanda! Você pode usar a fumaça liquida sim, eu não quis dar essa opção pois não encontrei em lugar nenhum um rótulo para saber a composição, sei apenas como é feita mas não sei se adicionam outros compostos quimicos, e como a intenção é comer comida de verdade ao maximo preferi nao usar algo que não conheço (usei apenas na faculdade)! Vc pode dizer o que tsm no rótulo para eu saber? Beijos, e que bom que a receita foi sucesso!!!

      1. Olá, Amabile! Comprei esta fumaça líquida (nunca tinha ouvido falar neste ingrediente), e no rótulo diz que contém água e sabor natural de fumaça. 100% natural. Não contém glúten.
        Vou testar sua receita agora, pois minha filha adora embutidos, mas a nutri dela proibiu tudo que seja industrializado e embutidos. Como ela tem intolerância ao leite, glúten, soja, ovo, fermento biológico e outros alimentos, está bem difícil variar a alimentação dela. No pão que consegui fazer sem estes ingredientes eu só passava ghee, pois a Becel tbm está proibida… ou seja, ela já estava enjoando! Se vc tiver mais alguma receita de alimentos para passar no pão, e receitas de pão tbm, eu agradeço!!
        Cybelle

      2. Ola Cybelle! Aqui no blog tem muitas receitas, e para conseguir atender clientes com alergias diversas eu ofereço o trabalho de personal cook, você pode ler na pagina “quem sou eu” que fica ali em cima no blog, assim consigo criar receitas especiais para as necessidades dela, ja que as pessoas tem necessidades e intolerâncias diferentes… Beijos!

      3. Oi Amabile! Na minha fumaça líquida tem água , aroma natural de Nogueira,vinagre, melado e sal. Tudo natural. Não é barato, mas a quantidade que usa (gotinhas! Ela é bem forte), vale a pena. Em empórios bons dárea para encontrar.

      4. aa que legal saber Fernanda! Quando usei na faculdade tive um pouco de preconceito porque nunca gostei de coisas com cheiros que vinham em garrafinhas (tipo essencias) hahahaha e nunca mais procurei por falta de interesse mesmo! É uma alternativa legal sim! Lembro que na faculdade usamos em alguns pratos e um deles era ostras defumadas, ficaram gostosas hahaha!
        Beijos, e obrigada!!!

  4. Olá! Gostei da ideia, mas queria saber se tem como não usar a chia ou se tem algum substituto para ela. Não gosto de encontrá-la na comida e acho que ela não vai moer o suficiente para “desaparecer” na receita, ou vai? Obrigada!

  5. SIMPLESMENTE DEMAIS AMABILE! Uma delicia super fácil de fazer, saudável ! As crianças amaram!!! Obrigada por compartilhar conosco todas essas receitas e conhecimentos tão saudáveis e que nos fazem a cada dia nos alimentarmos melhor e nos sentirmos melhores!!! Obrigada 👏👏👏👏👏. A coisa mais difícil que eu achava até fazer está receita era encontrar algo saudável para acompanhar a tapioca o pão sem glúten e sem leite e agora já ta resolvido! Obrigada de novo!

    1. Fogo baixo: 180
      Fogo médio: 200-220
      Fogo alto: 250-280
      Sempre explico nos cursos que não gosto de passar tempos exatos ou temperaturas exatas, pois cada forno é diferente: a gás, elétrico, grande, pequeno, com grill, ventoinha, marca, potência etc! A não ser claro, que seja uma receita de temperatura muito específica de alguma receita muito delicada, de resto, para as minhas receitas pode seguir esse padrão e sempre ficar de olho! Beijos!

      1. Obgd. Fiz essa receita 😃. O meu não saiu com a textura do seu, mas o sabor ficou muito bom.
        Vou fazer mais vezes. 😘😘

  6. Bom dia !!! Mais uma receita preparada com sucesso…..só não encontrei o tofo defumado ou a paprica defumada, então ainda vou repetir esta receita. Pretendo fazer com algumas variações …abraços

    1. Que bom Ingrid!! Fico feliz! Eu não sei dizer pois como sou gastróloga e não nutricionista eu não faço calculos de calorias, o que vc pode fazer é passar a receita para sua nutri e ela calcular, eu nem posso fazer isso por não ser da minha área! Mas o que posso dizer é que ele não contem carboidratos, sendo apenas proteína, o que já o torna pouco calórico! Beijos!!

  7. Já fiz essa receita umas 5 vezes, uso sempre o que tiver de tempero e sempre fica bom!
    Super quebra um galho esse franguinho pra lanches, sandubas…
    Obrigada por compartilhar com a gente!
    Bjs

  8. Estava mesmo procurando uma receitas nutritivas e rápidas que eu possa encaixar na minha rotina. Passo o dia no trabalho e faculdade e quando chego à noite tudo que eu quero é comer a primeira coisa que vejo na geladeira e ir dormir. E aí geralmente como qualquer porcaria. Mas isso está acabando com minha saúde e disposição… Essa vai se tornar receita obrigatória da casa com certeza. Obrigada 😉

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s