o que é

Paozinho de frigideira Vegan

Um post rápido de uma receita que postei no instagram esses dias e já está fazendo muito sucesso, um pãozinho de frigideira super rápido e vegan!

IMG_9158

Ingredientes

2 colheres de sopa de farinha de sorgo (ou outra de estrutura, opções de farinhas low carb: teff, amaranto, quinoa, grão de bico, beringela… Oplções farinhas com carb: arroz integral, fubá…)

1 colher de sopa de farinha de linhaça (ou outra de liga: chia, psyllium)

1 colher de chá de fermento quimico (o de bolo)

1 colher de sopa de azeite ou óleo de coco

1 colher de sopa devinagre de maçã

1/3 xícara de água (add aos poucos, cada farinha suga água de uma maneira, você pode usar menos ou mais!)

1 pitada de sal e temperos ou adoce como quiser (se for fazer doce pode add canela, cacau…)

* Caso queira fazer com ovo, add 1 ovo, dispense o vinagre e só coloque águ se achar necessário (talvez algumas colheres apenas)!

Modo de preparo

Misture tudo em um bowl com um garfo. Unte uma frigideira pequena fria (uso aquelas de panquecas que são duas que se encaixam sabem? fica do tamanho que espessura que gosto), coloque a massa, leve ao fogo baixo e quando tostar de um lado, vire, toste o outro e está pronto!

IMG_9185

Anúncios

19 comentários em “Paozinho de frigideira Vegan”

    1. Talvez dê Myrian! Mas talvez tenha que diminuir a linhaça! A aveia ja tem bastante amido e pode deixar meio pegajoso demais… Embora eu ame receitas com aveia pois ficam super fofas! Com a opção com ovo a de aveia super funciona, mas sem ainda não testei! Se fizer e der certo diz aqui pra gente?? Beijos!!

  1. Oi Amabile! Eu tentei fazer esse pao já duas vezes (usei farinha de amaranto) e nao deu certo! Ele nao fica na consistencia de pão… a massa mesmo depois de muito tempo na frigidiera, cria a crosta por fora mas fica meio pegajosa dentro…nao da ponto nenhum… o que vc acha que pode ser o problema? Vc ja fez com amaranto?

    Obrigada!!

    1. Oi Melina! Coloque menos água, pois cada uma absorve a agua diferente, ou tente colocar 1 dela e 1 da de arroz! Esta usando o vinagre? É fundamental para a expansão com o fermento… Espero que consiga acertar! Bjoss

  2. Entendi! Só mais uma coisa.. a sua massa fica consistente mais para pesada (do tipo que tem que usar a espatula para espalhar na frigideira) ou um pouco mais para “liquida” (que ela vai se esparramando já um pouco sozinha)?
    Obrigada!!

  3. Adorei essa tbm Amábile… há tempo sque procuro uma receita vegan de pão! Abração e te digo quando fizer… aqui ou no instagram, tá?

  4. Oi, querida. Acabei de fazer essa receita. Fiz com quinoa e em vez do vinagre (só tinha aqui em casa o de arroz), usei um ovo.
    A massa ficou bem líquida, como a de panqueca ou até mais. Por isso, por dentro não ficou com a consistência que vi na sua foto. Devorei as quatro porções mesmo assim. É esse mesmo o rendimento? Fiz numa mini frigideira de 12cmm. Bom, acho que pode ficar bem melhor, com mais cara de pão mesmo. Vou tentar de novo com menos água. Acha que preciso pôr vinagre mesmo com o ovo?
    Beijos,
    Valeria

    1. Oi Valeria!! Com o ovo é ainda mais facil, nao precisa por o vinagre não, essa é a opçao pra quem assim como eu tem que evitar um
      Pouco o ovo, q é algo bem chatinho de sibstituir! Para a receita com o ovo uso 2 cds de alguma farinha, 1 ovo, tempero sal e o fermento! Fica otima!! Faço pro pessoal aqui de casa com ovos e pra mim sem!
      Beijos!!

      1. Querida,
        Fiz hoje novamente essa receita, mas dessa vez não usei ovo porque o maridão vegetariano pediu sem. Também troquei a farinha de quinoa por aveia (na verdade oat bran) porque implico um pouco com o cheiro/sabor da farinha de quinoa. Também troquei o vinagre de maçã pelo de arroz (era o que eu tinha aqui em casa). Coloquei um pingado de orégano e uma quantidade menor de água. Ficou dos deuses, mas só rendeu uma porção que dividimos com gostinho de quero mais. Na próxima vez, vou tentar fazer mais. Posso triplicar, quadruplicar a quantidade de ingredientes?
        Beijos é muito obrigada por essas receitas incríveis

      2. Oba!! Essa porçao é individual mesmo mas vc pode sim! So o vinagre q continua apenas 1cds mesmo e o fermento 1cds também para receitas maiores é suficiente! Eu tbm nao curto muito a farinha de quinoa, gosto só de quinoa em grão, a farinha acho amarga! Mas que bom q funcionou bem! Obrigada pelo retorno!!

  5. Eu amooooo esse pãozinho, levo para o lanche no curso quase todo dia! Você sabe se o trigo sarraceno é low carb ou não? Obrigada. Adoro você! Bjs

      1. Tudo depende! Trocar uma farinha pela outra não é bem assim, vc deve saber qual a função daquela farinha para a receita. Então você deve entender qual a função daquela junção das farinhas junto com o restante dos ingredientes para obter a textura perfeita da receita que procura. De uma maneira geral vc pode subatituir farinha de arroz por farinha de amaranto, painço, teff, sorgo, ou outra farinha que seja de estrutura e seca! Porém nem sempre apenas trocar por uma delas será suficiente, algumas vezes você terá que usar outras para auxiliar. Então depende da sua receita de pão para saber qual utilizar. A desse post não vai farinha de arroz como vc pode ver!

    1. Então você está precisando de uma aula de personal cook! Onde eu desenvolvo as receitas exatamente conforme as suas necessidades e preferencias! Só mandar um email para amabilekolenda@hotmail.com que eu lhe passo as informações! Você pode ver como funciona aqui no blog na página “conheça meu trabalho”! Beijos, aguardo seu e-mail para poder ajuda-la!

  6. Simplesmente AMEIII.. tenho aplv e intolerância a trigo e ovo.. O que me limita bastante. Fiz com farinha de grão de bico! Ficou maravilhoso, fiz com apenas 2 col de água! Ficou com uma casquinha maravilhosa. Parece um pão na chapa das antigas. Hehehhe obrigada! Apenas obrigada 🙂

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s