o que é

Pãozinho Low Carb Vegan

Sei que acabei de postar outro pãozinho de frigideira low carb, mas esse, além de ser outra receita, rende mais e você pode fazer em forma de pão ou de cupcakes como faço, pode congelar e levar para os lanches!

Ano passado fiz um exame e desde então preciso consumir ovos (e outros alimentos) com moderação, fazendo rodízio. Então prefiro não consumi-los durante a semana e deixar para finais de semana, que é quando saímos e as vezes não temos muitas escolhas, pois está fácil encontrar um bolinho ou pão sem glúten e lactose, mas sem ovo, fermento biológico etc etc todas as coisas que tenho que rodiziar, não, então prefiro deixar para estes casos.

Sem dúvidas os ovos são os ingredientes mais complexos para substituição, já que eles dão liga e/ou estrutura para as receitas. E para saber ao certo como substitui-lo você precisa entender sua função em cada receita!

Outra dificuldade minha é que preciso me alimentar com alimentos com baixo teor de carboidrato, o que torna a mistura de farinhas para receitas mais complexas um pouco, já que cada farinha tem seu motivo e trabalha de uma maneira na receita também!

Bem, depois desse falatório todo (essas explicações são dadas em cursos e aulas de personal cook, aqui no blog gosto de passar mais a receita e ponto. Porque? Ao vivo é muito melhor de se expressar e tirar dúvidas.), vamos a receita:

IMG_9255

Ingredientes:

1/3 xícara cheia de farinha de teff (ou outra de ESTRUTURA low carb: sorgo, amaranto, quinoa, grão de  bico, sarraceno. Se quiser fazer com carboidrato pode utilizar de arroz integral)

1/3 xícara de farinha de semente de girassol (só bater no liquidificardor, pode usar de amendoas (ou outra nut), de coco..)

1/3 xícara rasa de farinha de linhaça

2 col de sopa de azeite ou óleo de coco

1 colher de sopa de fermento quimico (de bolo)

1 colher de sopa cheia de vinagre de maçã

sal e temperos a gosto

cerca de 1 xícara de água (add aos poucos pois cada farinha suga água de uma maneira diferente!! A textura deve ser de massa de bolo).

Unte as forminhas de cupcake se precisar e distribua a massa. Leve ao forno pré-aquecido em fogo baixo por cerca de 20 min, faça o teste do palito!

Espero que gostem!! Se quiser fazer doce, adoce como quiser e adicione cacau, canela, extrato de baunilha etc..

Para quem pode consumir ovos, tem a receita super sucesso do pãozinho low carb aqui no canal do YOUTUBE e aqui no BLOG

Anúncios

16 thoughts on “Pãozinho Low Carb Vegan”

  1. Oi Amábile! Adorei essas últimas receitas, mas tenho uma dúvida, exite algo que traga leveza à massa como o vinagre de maçã sem ser fermentado? Também tenho restrições aos fermentados e acabo sempre pulando essa parte das receitas, mas sei que faz uma diferença, quem sabe você conhece algo. Psyllium, goma guar? Beijos!

    1. Oi Thais! Então o vinagre é exatamente para isso, como para pao e bolo temos q substituir o ovo com algo que dê expansão temos que criar isso com o vinagre e o fermento (ou o bicabornato), ja li que é possível com o limão no lugar no lugar do vinagre (pela acidez) mas tem que reagir com o bicarbonato ou fermento igual! O psylliym ou goma guar sao para liga, não para expansao, sao ligas como a chia e a linhaça (por isso que tem na receita).
      Pergunte para a sua médica se vc poderia usar o limão com bicarbonato e faça o teste! Vou dar uma pesquisada mas se não é isso, é clara em neve e se tiver restrição a ovos também não adianta… Beijos!!

      1. Obrigada Amábile! Limão para mim é pior que o vnagre, também tenho restrição. Pelo jeito é melhor continuar sem mesmo, rs! Beijos

    1. Nao sei de nenhum específico sobre farinhas.. Vou comprando vários que vou vendo, de nutrição funcional, poder dos alimentos, alimentação vegetariana, vegana, sem glúten etc etc… Tem que ter de tudo um pouco.. E estudo muito em artigos (google academic) que sao bem atualizados…

  2. Oi, Amábile! Primeiramente, parabéns e muito obrigada pelo seu trabalho. Saiba que você ajuda muitas pessoas como eu diariamente a ter uma alimentação menos enfadonha, dá uma tristeza não poder comer bem. São pessoas com intolerâncias, alergias e outras doenças relacionadas a alimentação que perderam o prazer de se alimentar das gordices de antigamente. Por isso, muito obrigada. Por favor não pare de publicar no blog para as pessoas que moram longe e não podem ter acesso aos seus cursos. Você poderia escrever livros também. Aqui, por exemplo, não vi muitos exemplares em português de comida low carb sem litros de leite e queijo envolvidos. Se você conhecer algum, eu aceito sugestões. Agora a minha dúvida sobre essa receita: eu não posso comer fermento. Você poderia me dizer um substituto? Gosto do bicarbonato, mas já li que todos os dias pode fazer mal aos rins. O que você sugere? Grande Abraço!

  3. Oi, tudo bem?
    Eu gostaria de uma ajuda, se for possivel…eu fiz sua receita, e fica tudo maravilhoso, mas eu sinto um gosto muito amargo na boca, chega arder e pinicar. Vc tem alguma ideia do que eu esteja fazendo errado, ou alguma outra sugestão pfv? Eu usei farinha de grão de bico, de coco e linhaça dourada. Muito obrigada.
    Beijos

    1. Oi Heveline! Você não sabe se tem alguma alergia a algum desses ingredientes? Porque arder e pinicar não é normal! O sabor amargo pode ser da farinha de linhaça se comprada pronta, mas ardes e pinicar são características de alergias…
      Beijos!

      1. Vou investigar! Muito obrigada pela sua atenção e por compartilhar conosco suas receitas, você é Maravilhosa, muita paz, muito amor e muita luz nos seus caminhos! Beijos

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s