o que é

Berinjela grelhada especial!

Berinjela: love it or hate it!

Não sei porque, mas as pessoas tem um certo preconceito com ela, ne?! Eu mesma tinha, mas a uns anos atras decidi que ia provar de varias maneiras pra ver se ia gostar, porque quem gosta, gooosta, e como faz bem, eu queria gostar também (sempre tive esse pensamento, de provar varias vezes, tem poucas coisas que eu definitivamente não gosto, e pode ter certeza,  eu já tentei! Hahah), resultado: hoje eu amo!
Entre varias receitas com ela, a que mais rola aqui em casa é essa, bem simples, grelhada, mas com um toque especial!
berinjela
Receita:
1 berinjela grande cortada em rodelas de 1cm (não muito finas pois desmancham)
1 col de sopa cheia de Sal para a demolhagem
Óleo de gergelim torrado
Shoyu (de fermentação natural, ou sal mesmo)
Modo de preparo:
Coloque a beringela cortada de molho com o sal. Coloco um
Prato em cima para pesar e elas ficarem submersas. Deixe uns 15 minutos. Isso serve para tirar o possível amargor delas, sempre faço assim!
Escorra e lave bem, aperte elas para retirar o excesso de água.
Volte para o bowl e tempere com o óleo (o quanto baste, um fio generoooso, digamos), e 1 colherzinha de shoyu, é pouco mesmo.
Mexa bem com as mãos para todas ficarem temperadas.
Esquente bem uma frigideira ou grill e coloque elas la. Vire e está pronta!
Geralmente fazemos mais de uma para ir consumindo durante a semana!
Espero que gostem!!
Pessoal vocês gostam dessas dicas mais básicas? Geralmente acabo passando só pelo ig, mas acho muito ruim de procurar depois e as coisas acabam se perdendo, além de não alcançar a todos ne?! Me deem o feedback, é importante para mim!
Anúncios

25 thoughts on “Berinjela grelhada especial!”

  1. Olá! Também tinha muito preconceito com muitos alimentos (figo, berinjela, couve,…, hoje eles figuram no meu cardápio, quase que diariamente. Aprendi a dar uma nova chances aos alimentos que eu “não ia com a cara” e principalmente para ter uma alimentação mais saudável e variada. E ideias simples são muito importantes, porque na correria do dia-a-dia fica difícil fazer pratos elaborados todos dias. Obrigada.

  2. Amábile,

    amo suas dicas e vejo o mesmo problema no IG, depois de um tempo elas se perdem e não há uma forma de busca, então no site acaba ficando melhor de procurar!

    Adoro suas receitas e as da Chef Belle, não posso comer ovos, nem leite animal, nem glúten, então o universo de pães e bolos é muito difícil para mim, até hj não consigo fazer nenhum que dê certo, queria tanto ver um curso de vcs! Venham a Brasília!!! aqui conheço várias pessoas que tem as mesmas restrições e dificuldade que eu!

    Super abraço,

    Patricia

    1. Oi Patricia!! Obrigada pelo carinho! Estou querendo ir para brasilia em junho ou julho! E olha, se vc conseguisse tinha muito de ir conhecer o trabalho da belle em poa, a padaria vegana, orgânica e sem glúten dela é incrível! Vc ia estar no paraiso hahah! Em breve estarei ai!! Beijos!!

  3. Ontem mesmo estava falando que precisava te mandar um email agradecendo as receitas. Aí hoje você pede feedback, então vamos lá! Já fiz quase todas as receitas do blog!! E posso dizer que simplesmente amei todas. Ontem mesmo fizemos o frango na garagem (divino!!). A única que não ficou exatamente como esperado foi o brownie de banana. Gostoso mas ficou uma solinha branquela.. rs. Tenho que repetir. As outras brilham e rebrilham no cardápio de casa. As mais elaboradas, como a lasanha de siri, ficam para receber amigos, ou quando tenho mais tempo de preparar e fazer ocasiões especiais. As mais básicas entram com tudo no dia a dia, fazendo variações e tal. Então sim, curto muito as dicas mais básicas! Acompanho muito mais pelo blog, acho que é até uma seleção sua e gosto de não me perder em opções.. rs. Mas uma possibilidade para organizar o instagram, se é que já não usa, é criar hashtags. Mesmo assim fica mesmo, mais confuso que o blog… Bom. Só tenho a agradecer tudo que posta por aqui. Deixa nossas vidas muito mais saborosas e completas. Confio em suas receitas de olhos fechados!

    1. Que alegria!!!! Muito obrigada por essa mensagem carinhosa! Fico muito feliz por estar conseguindo alcançar meu objetivo ajudando as pessoas com as receitas! Obrigada!!!! Me anima a melhorar e trazer mais novidades para vcs! Beijao!!

  4. Amábile!
    Você sabe que sou fã do seu trabalho!!!
    As dicas tanto elaboradas quanto as mais simples são sempre muito bem-vindas!
    E sim, é sempre bom ter as informações disponíveis aqui no blog! Bem mais fácil de encontrar… um lugar mais bacana para tirar as dúvidas também. 😉
    Quanto à berinjela, eu simplesmente AMO, preparada de qualquer forma que seja! =P Essas feitas grelhadas e as de forno são perigooosas… rsrs… tenho que servir minha porção e sair de perto porque senão passo da conta… rsrs…
    Agora eu não tenho muito conhecimento a respeito do óleo de gergelim. Ele é bom para usar para grelhar? Não oxida não? Procuro ter cuidado com essa questão dos óleos e da temperatura. Apesar de confessar que em alguns casos acabo usando o azeite por conta do sabor que ele proporciona.
    Quanto ao curso em Brasília que você comentou acima com a Patrícia Fiorot, eu espero demais poder participar quando você vier!!! Tenho milhares de restrições também… espero poder degustar da maior parte das preparações e aproveitar o curso ao máximo. Às vezes rola alguns cursos bacanas nessa área da gastronomia funcional que acabo não participando por achar que não aproveitarei tanto frente às restrições.
    Beijos!

    1. Oi Fe!! Obrigada pelo feedback vc sempre muitooo querida!! O óleo de gergelim é otimo e super rico, ele tem ponto de saturação bem mais alta que o azeite, então se pode usar tanto para grelhar quanto para finalizar! Mas o sabor é forte, então um pouquinho ja é suficiente! Eu também cuido com os óleos e os pontos de saturação mas também uso o azeite quando quero pelo sabor, e tenho certeza que com a alimentação que temos, não será isso que irá prejudicar! Rs.. Mas os mais altos que usamos são o óleo de coco e a manteiga ghee, o de oliva é o mais fragil mesmo!
      Espero te conhecer no meu curso quando eu fizer ai entao, rs! Provavelmente abrirei também aulas de personal cook pois pretendo ficar uns dias, mas vou avisando mais próximo também! Acredito que será em julho! Beijos!!!

      1. Hummm… eu também amo gergelim! Deve ser top então usar esse óleo… 🙂
        O óleo de coco e a manteiga ghee são os de fato utilizados no dia a dia lá em casa.
        Fico esperando as informações do curso por aqui…
        Beijos!

  5. Oi! Adorei a dica. Prefiro que vc poste nos dois tanto no Instagran quanto no blog. Porque no blog eh mais fácil de mandar por email ou imprimir. Bjs

  6. Oi, Amábile, sou aquela sua seguidora da Alemanha! Aaaammmooo berinjela, sempre gostei! Também adoro suas dicas básicas e seu jeitinho informal de escrever! Adorava seus videos do canal low carb, pena que você não está gravando mais…. pensa em voltar com ele? Obrigada pelo seu trabalho, e te desejo muito sucesso!

    1. Oi Teresa!! Obrigada pelo carinho! Sobre o programa, bem, eu amo e morro de saudades, mas o programa pertence ao diretor (não a mim) e estou eternamente na espera para ele querer voltar a gravar… Acho que vou organizar um motim para fAzerem pedidos la na pagina para ele querer voltar hahah!
      Beijos!!!

  7. Olá Amábile! Não tenho instagran, frequento seu blog e indico aos amigos,mas adoro receber as dicas e receitas pelo email.Tenho uma pasta cheia e faço uso de todas as receitas.
    Te desejo muito sucesso!Tenho uma filha que vive fora do Brasil e tem intolerância ao glúten e `a lactose,vivo repassando suas dicas pra ela.

  8. Adoro beringela e adorei a receita. Estas dicas simples são muito úteis porque na correria do dia a dia não temos muito tempo para as mais elaboradas! Um beijo!

  9. Oi Amábile! Te sigo no ig, mas as receitas ficam melhores no blog mesmo. Quanto as berinjelas eu também coloco suco de um limão quando deixo elas de molho. Adoro tuas receitas! !!! Bjos!

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s