o que é

Kefir

Nos últimos dias eu venho postando coisas sobre meu Kefir de agua que estou cultivando e vi que muita gente tem dúvidas ou nem conhecem, então resolvi fazer um resumão para apresentar para vocês!

Não sou expert em kefir, estou cultivando faz pouco mais de um mês, depois de mais de um ano procurando, então a internet me ajudou muito a conhecer mais sobre ele.

kefir de leite
kefir de leite
kefir e água
Kefir de água

O que é Kefir?

“O grão de Kefir é um agrupamento gelatinoso polissacarídeo que tem vários microorganismos em simbiose, e sua complexidade ainda não foi completamente decifrada pela ciência.
Basicamente o Kefir contém:
8 leveduras, 2 bactérias acéticas, cerca de 16 lactobacilos, cerca de 9 streptococci/lactococci, ácido fólico, ácido pantotênico, biotina(vitamina B), cálcio, carboidratos, fósforo, gordura, lactase, magnésio, niacina (vitamina B3), potássio, proteínas, pyridoxina (vitamina B6), triptofano, vários outros aminoácidos benéficos, vitamina B12, vitamina K.”

E uma curiosidade, o kefir existe a cerca de 4.000 anos e vem sendo cultivado desde então. Nos dias atuais é praticamente impossível produzir um kefir do zero, pois não existe mais um ambiente necessário para isso!

Fonte: http://www.kefir.com.br/

Como cultivar?

Existem dois tipos de Kefir. O de água e o de leite (mais fácil de ser encontrado). Ele se alimenta de açúcar, ou seja, o kefir de leite de alimenta da lactose, reduz também a caseína e a albumina e outras proteínas encontradas no leite, podendo este ser de vaca, ovelha, búfala, etc. No caso do kefir de água, você deve alimenta-lo com algum tipo de açúcar, como o mascavo, melaço, frutas secas etc.

*segundo a seguidora Marcia, não é recomendado alimenta-lo com mel!

É difícil transferir um Kefir de leite para um de água, geralmente morrem… Alguém ai já conseguiu?

Experiência de cultivo própria- Kefir de água: Troque a água 1x ao dia (você pode deixar 48hrs porem o sabor de fermentado ficará forte). Escorra-o em peneira de plástico*, lave o pote de vidro que está usando para o cultivo e coloque-os de volta no pote, adicione açúcar mascavo na mesma quantidade que tiver de kefir, adicione água mineral ou filtrada em temperatura ambiente (eles se multiplicam e fermentam mais no ambiente mais morninho, mas não é para por água quente!!! Ele crescerá mais no verão do que no inverno por exemplo), feche o pote e deixe em local escuro (dentro do armário por exemplo). Você verá ele crescer, criará pequenas bolhas e até subirão a superfície, quer dizer que estão lindos e fermentando muito bem!!

*Antigamente eles não podiam ser coados em utensílios metálicos pois o metal era feito com uma junção de cobre, que oxida o kefir e acaba matando-o. Hoje em dias nossos utensílios são de inox (aço inoxidável) e acredita-se que não tem mais problema, mas se podemos usar uma de plástico, porque não?

Benefícios do Kefir:

Por ser um alimento probiótico, o kefir alimenta as bactérias boas do intestino equilibrando a flora intestinal, melhorando assim não só o funcionamento do intestino como também absorção de nutrientes e até questões de intolerâncias, alergias, ajudando a combater fungos (como a cândida), entre outros benefícios!

Como utilizar?

Bem, para o kefir de leite, existem várias receitas, compartilho com vocês esse site que me ajudou bastante nas pesquisas e lá eles compartilham receitas e doadores de kefir: kefiralimentoprobiotico.blogspot.com.br

O de água também pode ser utilizado em receitas, como iogurte vegetal, preparo de pães, sucos.. Eu testei fazer um iogurte vegetal mas confesso que o sabor de fermentado não me agradou, farecia que estava comendo um iogurte de pão..rsrs.. Mas uso diariamente a água para os sucos matinais e não altera o sabor em nada!

Como conseguir um Kefir?

Existem sites (como o que coloquei ali em cima), grupos no facebook e até pessoas que vendem pelo mercado livre (eles NÃO podem ser vendidos, devem ser doados, mas essas pessoas cobram apenas pelo frete!). Eu moro em Florianópolis e estou doando na medida que vão crescendo, quem for daqui (porque eu não sei envia-los pelo correio), é só me enviar e-mail que eu doo!

Espero que tenham entendido um pouco sobre o Kefir, se tiverem dúvidas pesquisem gente, tem sites muito mais completos do que esse resumo aqui! E se tiverem experiências e possam ajudar a acrescentar mais conhecimento aqui no post, por favor fiquem a vontade para deixarem nos comentários!!

Anúncios

23 thoughts on “Kefir”

  1. Fiz a experiência de alimentá-lo com mel e aos poucos acabei matando-o. Depois descobri na internet que não se deve alimentá-lo com mel por causa das propriedades do mel. Deixo o comentário para que outras pessoas não façam o mesmo.

  2. Oi amabile vc sempre com assuntos interessantes. Aqui no rio e difícil conseguir. Acabei comprando o kefir starter da bodyecology e faço com água de coco, sem lactose e sem açúcar. Tem o site deles q é bem legal. Pra trazer pelo DHL foi bem caro e sempre quando viajo trago umas caixinhas. Mas é muito bom pro intestino….milhões de lactobacilos. Como tenho várias intolerâncias e um presente q me dou pra fortalecer minha digestão.. Bem, boa sorte com seu kefir. Abs

  3. Olá, eu tentei doação e não consegui, então encontrei uma loja online que vende o Kefir de Leite e comprei por R$24,90 com frete grátis, levou 5 dias e chegou no meu endereço, eles disseram que envia para qualquer cidade do Brasil, o site é esse se interessar para alguém:

    kefirdeleite.com

  4. Olá Amabile!!!
    Eu ganhei fefir de água há um mês mais ou menos, mas na ultima semana tive que viajar e por falta de ter com quem deixar meu kefir, o deixei por 4 dias sem a troca da água.
    Hj cheguei em casa e fui ver como estava, não achei diferença no cheiro nem na coloração da água, nem do kefir propriamente. Será que posso continuar cultivando-os?
    A água que troquei hj não tive coragem de consumir… O que VC acha??
    Abraços Cintia!!

  5. \Olá, meu kefir acabou por morrer, não tive tempo de trocar e nem de deixar na geladeira por motivos de saúde. Você teria para me doar, pois pessoas que eu já doei não conhecem o processo?
    Obrigado,

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s