Acredito que receita de feijão é algo muito pessoal, cada um tem a sua lembrança de melhor feijão de todos, do tempero da mãe/vó/tia… Confesso que eu não ligo muito para feijão, sou 100% macarrão haahhah, mas claro que sei que o feijão da minha mãe é incomparável e me faz sentir em casa! Meu marido ama feijão (é.. Ele é arroz com feijão e eu macarrão provando que realmente os apostos se atraem hahah) e é claro que eu tinha que estreiar a panela de pressão e preparar um feijão para nossa casa virar um lar!
Logicamente a ideia dele de feijão é aquele com bacon, linguiça, e tudo de gordo. Mas já que quem cozinha nesse lar sou eu, o feijão vai ser diferente e saudável hahaah e fez sucesso igual!
Encontrei feijão azuki na feira e levei para preparar. Ele é um feijão de origem japonesa que tem uma menor fermentação (alô gente que sofre com o feijão!) além de ser uma excelente fonte de cálcio, fósforo, ferro, proteínas e vitaminas do complexo B, além de auxiliar na formação óssea. Além disso, ele fortalece os rins, a bexiga, os órgãos reprodutores e ajuda nos casos de constipação intestinal.
Demolhagem: todos as leguminosas devem ficar de molho por pelo menos 12 horas, com um pouco de ácido (suco de limão ou vinagre) e essa água deve ser descartada! As leguminosas contem fitatos, que são antinutrientes (atrapalham a absorção de outros nutrientes) e também causam a fermentação.
Receita:
Ingredientes (para 3-4 pessoas)
2 xícaras de feijão (deixar de molho)
2 ou 3 cebolas
1/2 xícara de nirá picado (pode usar 3 dentes de alho)
1 colher de sopa cheia de orégano
4 folhas de louro
1 colher de sopa de páprica defumada
1 colher de sopa de sal
1 punhado de salsinha
1 pedaço de gengibre
2 colheres de sopa de biomassa
Água para cobrir
Modo de preparo:
Depois de deixar o feijão de molho, descarte a água e coloque o feijão na panela. Coloque 1 cebola cortada em 4, o orégano, louro, páprica, sal e água até ficar 3 dedos acima do feijão.
Leve para cozinhar. O feijão azuki cozinha rápido e você nem precisa de pressão, mas cado coloque deixe 4 minutos na pressão e desligue. Retire a pressão.
Em uma frigideira refogue a cebola e o gengibre bem picados no azeite (eu corto o gengibre em brunoise, como se fosse o alho, e a cebola maior porque gosto de pedaços. Adoro por tomate picado em cubos grandes também!), adicione o refogado ao feijão e o restante dos ingredientes (nirá e salsinha, se usar alho refogue com a cebola). Adicione a biomassa para espessar o caldo. Prove a acerte os temperos e o sal. Você pode adicionar tofu defumado também fica ótimo!
E está pronto! Claro que todos os ingredientes e quantidades são opcionais e a gosto, como disse, feijão é algo muito pessoal! Mas agora esse será o meu feijão, o feijão da casa! Haha espero que gostem!
Amooo feijão azuki, tentarei fazer essa receita 👌