o que é

Queijo vegano macio de castanha de caju

Mais uma receita de queijo vegano aqui pro blog, e não é segredo que eu amo queijos! Minha maior tristeza quando descobri a intolerância era que não poderia mais comer queijos, hoje em dia depois de trabalhar muito com probioticos (recomendados e acompanhados por nutricionistas) para fortalecer a flora intestinal eu consigo tolerar bem os de búfala, que me faziam mal no inicio, e os de cabra e ovelha. Mas cada pessoa é um individuo diferente então busquem um profissional que possa aconselha-los, e lembrando também que eu não tenho alergia a proteína de nenhum leite (são diferentes)!

De qualquer maneira, o queijo vegetal é sempre uma opção melhor! Estão surgindo novas marcas de queijos veganos no Br o que é muito legal, porém eles são bem pobres nutricionalmemte além de – ainda- terem um valor beeem elevado! Se a gente pode fazer em casa, porque não?

Há um tempo comprei um livro de queijos veganos (foto abaixo) e aprendi novas tecnicas e novos sabores para preparar e ousar na criação deles, esse eu criei baseado em uma receita do livro!


Ingredientes:

1 xícara de castanha de caju cruas ou macadâmias deixadas de molho por 6 horas

1 1/2 de água

1/8 xícara de óleo de coco derretido

2 colheres de sopa de suco de limão

1 colher de sopa de fécula de batata ou polvilho doce

1 colher de chá de agar agar (uso esse Gelialgas)

5 gotas de aroma de queijo parmesão da Natural Science ou uma colher de chá de Nutricional Yeast

1 colher de chá rasa de sal

Modo de preparo

Bata as castanhas com a agua até obter um creme liso. Adicione todos os outros ingredientes e bata bem. Coloque em uma panela e, em fogo baixo, mexa sem parar até espessar e ficar um creme grosso. Despeje em um recipiente que será o formato do seu queijo. Eu forrei um bowl com plastico filme para conseguir tirar da forma sem perder o formato. Leve a geladeira por 4 horas. Desenforme e use como desejar!


Anúncios

14 thoughts on “Queijo vegano macio de castanha de caju”

    1. Eu compro sempre pelo site que coloquei o link, o natue, ou em curitiba no mercado municipal, aqui em Floripa nunca achei, o unico agar agar que recomendo aqui é o que vende no emporio cravo e canela no mercado sao jorge do itacorubi, mas ainda sim acho o gelialgas melhor!

  1. tentei fazer o de amendoas esse finde e nao rolou … nao endureceu kkk
    Só nao chorei pq do residuo fiz farinha ehehe

    vou tentar de novo com a sua receita… A receita que vi era so deixar no fogo por 2 min.. acho q foi ai o erro pq nao engrossou.. e o agar agar é de uma lojinha meia boca do meu bairro.. sera q se ele for de má qualidade interfere tambem?

    1. Olá Kah, você pode tentar usar gelatina incolor, mas não garanto a mesma textura, nunca tentei! Nesse caso siga as instruções da embalagem, não precisa ferver.. A essência você encontra no site da marca NaturalScience.com.br lá tem a lista de lojas que vendem!bjs

  2. Amabile, eu tenho esse livro e percebi que a Marie usa muito castanhas de caju cruas (além da soja =P). Ela nao fala para demolhar e, mesmo demolhando, remove o Urushiol? Morro de medo.
    Obrigada, linda!

    1. Oi Carol, nao sei se a demolhagem remove o urushiol, na verdade nunca li nada a respeito, a demolhagem ajuda na digestão e remove o fitatos, a castanja de caju crua é base para varias receitas na minha cozinha, nunca tive problemas, mas claro, caso vc tenha alguma tendência a problemas gerado por certos ingredientes, troque-os! Para os queijos as castanhas podem ser substituídas por macadamias que também são macias! Beijos!!

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s