o que é

Uma Farofa inesquecível!

Nos cursos que dei de Ceia de Natal agora fim de ano, a farofa foi a estrela! Não adianta, nós brasileiros amamos farofa, principalmente aquela bem molhadinha!

Caso você não saiba, aquela farofa bem molhadinha com aquelas bolotinhas grudadas de farinha quer dizer que ela foi feita com muuuita gordura, porque aqueles gruminhos são da gordura.. pois é… Mas vou te ensinar uns truques para deixar a farofa suculenta sem usar tanta gordura, e eu posso garantir que será sucesso!

IMG_1332

Ingredientes
2 xícaras de farinha de mandioca fina
1/2 xícara de aveia em lâminas (se precisar use sem glúten)
½ xícara de amaranto em flocos (ou quinoa em flocos)
1 xícara de castanha de caju picadas (opcional)
1 cebola cortada em cubos grandes
1 cenoura média ralada no ralador fino
1 colher de chá rasa de açafrão da terra
Sal a gosto
½ xícara de azeite de oliva + 3 colheres de sopa de manteiga ghee (ou use um só ou óleo de coco. A mistura dos dois equilibra o sabor da manteiga com o azeite)
Salsinha picada para finalizar se desejar

Modo de preparo
Adicione a manteiga gheeem uma panela ou frigideira grande, adicione a cebola e uma pitada de sal. Deixe refogar até ficar transparente, depois acrescente a cenoura. Adicione a farinha de mandioca e refogue bem, para cozinhar, depois adicione a aveia, amaranto e castanhas, mexa sempre para cozinhar as farinhas, adicione o açafrão, mexa. Para servir adicione a salsinha fresca picada em cima.
*Você pode adicionar farinha de resíduo do coco se tiver em casa, é uma maneira bem gostosa de utiliza-la!

Os truques:1-  A cebola em cubos grandes fica envolvida pela farinha, fazendo ficar com os gruminhos que a gente tanto gosta sem exagerar na gordura. 2- A cenoura quase some na farofa, mas deixa ela amarelinha e também oferece a umidade! 3- Ao misturar outras farinhas com texturas diferentes deixa ela muito mais interessante, além de acrescentarmos fibras. 4- Ao misturar as gordurar a gente equilibra o sabor, não fica nem forte de azeite nem forte de ghee. 5- Fazendo e falando, é uma simples farofa, mas foi tudo pensado com muito carinho para ser uma farofa inesquecível e saudável! hahah

Agora que está chegando o natal você pode adicionar frutas secas picadas (uso damasco e cramberries).

Essa quantidade rende bastante farofa (já que é algo bom para fazer em grande quantidade ir comendo durante a semana.. rs), para cerca de 10 pessoas!

 

*Semana passada também participei do conteúdo “Pitadas de Sabor” falando sobre alimentação natural no site da Westwing! Dêem uma olhada por esse link AQUI , espero que gostem!

 

 

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s