o que é

Bolo de banana ao perfume de laranja com baixo teor de carboidrato, sem açúcar!

De todo esse tempo que venho ministrando cursos e conhecendo gente de todos os cantos, uma coisa é certa: o mundo está viciado em açúcar! Pode ser demarara, mascavo, mel, melado, tâmaras ou adoçantes, o sabor doce é sentido como necessidade por muita gente. Outro dia farei um post falando sobre essa tema, que acho tão importante.Indo para a receita de hoje, é um bolo de banana, sem acúcar (e nem precisa) e com farinhas de baixo teor de carboidrato, feito a quatro mãos por mim e pela minha amiga Isabelle Moura (@chef.belle), que é chefe e proprietária da MOA uma padaria vegana, orgânica e sem glúten em Porto Alegre!

Com farinhas integrais e nutritivas, esse bolo é super saudável e funcional, além de equilibrado em todos os termos!


Ingredientes:

4 ovos

3 bananas

1/2 xic leite vegetal ou água

1/3 xic de manteiga ghee ou óleo de coco

1 pedaço de gengibre opcional

Raspas de 1 laranja

1colher de chá canela

2 colher de sopa de chia

1 xic farinha de coco

1/2 xic farinha de castanha de caju (pode ser de qualquer castanha, ou semente ou de amaranto ou quinoa ou aveia)

1colher de sopa de vinagre de maçã (opcional)

1 colher de sopa fermento
Modo de preparo:

Bata os ovos, a banana, a ghee, o leite e o gengibre no liquidificador até ficar homogêneo. Despeje em um bowl e misture os outros ingredientes deixando o fermento por ultimo. Unte a forma com ghee e depois com uma mistura de canela e farinha de arroz, leve o bolo para assar em fogo baixo por cerca de 30-40 minutos.

A cobertura é de manteiga de amendoim com água até dar ponto e canela, vá adicionando a agua aos poucos, primeiro o creme vai engrossar, e depois começar a ficar cremoso, muito fácil! Não vai ao fogo!!

* Fizemos novamente essa receita deliciosa porém com especiarias, ficou demaia! Faça a receita normal, e acrescente: 1/2 colher de cha de cravo em pó, 10 pagar de cardamomo (só sementes), além da canela e gengibre, espalhamos no fundo da forma cacau nibs, pimenta rosa e bananas cortadas em tiras para fazer um bolo virado. Ficou sensacional, a mistura dos sabores e aromas… Incrível, sério! Segue a foto:

Anúncios

22 thoughts on “Bolo de banana ao perfume de laranja com baixo teor de carboidrato, sem açúcar!”

  1. A minha versão deste bolo está no forno, perfume maravilhoso por toda a casa!!! Fiz com decoração no fundo da forma para tentar invertê-lo também!

    Amábile, tu tens previsão do curso de Tortas Salgadas e Doces em Florianópolis neste ano? Eu perdi o último e estou louca por ele…

    Obrigada! Um abraço carinhoso.

  2. Querida parece ótimo. Mas não posso ovo. Será q dá certo trocar por chia hidratada ou biomassa ou purê de maçã? Obrigada mais uma vez. Vcs sempre tentando nos ajudar com substituições.

    1. Para essa receita nao!! Pois para bolo sem ovo tem que usar alguma farinha de estrutura (nessa receita o ovo da estrutura)! Tbm tenho sensibilidade a clara e ja tentei fazer bolo sem carboidrato mas sempre embatuma.. Ainda mais com banana que pesa a massa.. No caso sem ovo teria que ser outra receita mesmo! Vou postar aqui outro dia!

  3. Amo as suas receitas,ja fiz curso aqui em Blumenau com vc e com o André. vou fazer este bolo amanhã depois te conto. bjão e obrigado por compartilhar suas receitas..

    1. Olá Li, tudo bem? Espero que goste do bolo! Eu não conheço essa farinha, até porque não trabalho com farinha de trigo a alguns anos.. No site da empresa não mostra a composição dessa farinha, o que é muito ruim, nao da de saber se é trigo puro ou se tem algo a mais (como coisas químicas) para dar o efeito prometido, e também pode ser algum trigo geneticamente – mais- modificado para oferecer esse efeito.. Eu também não faço e não consumo frituras por imersão a anos.. Faço mix de farinhas funcionais e saudáveis para empanar e costumo fazer assados, caso queira grelhado (como um peixe por exemplo) utilizo farinha de mandioca!
      Beijos!

      1. Muito obrigada por sua atenção, gostei de sua visão. Suas receitas tem uma base saudável e esclarecida, parabéns por seu esforço e trabalho em divulgar ingredientes que nos deixam mais saudáveis(já inclui muitos em minha alimentação) e assim mais felizes.
        Beijinhos, saúde !

    1. Entao daniela o que eu te respondi é que nessa receita não dá! Porque vai ficar solado! Por isso teria que ser outra receita, completamente diferente, porque essas farinhas junto com a banana não darão estrutura para a massa (que no caso dessa receita é o ovo que dá estrutura!). Aqui no blog tem uma receita “brownie de banana sem ovo” que talvez vc goste! Beijos!

  4. Oi bom dia, to aqui de novo pra te agradecer dessa receita.
    Ficou ótima mas fiz modificações pois não resisto kkkk.marido amou.
    Só uma dica é colocar ele na geladeira pois o meu azedou 3 dias depois com esse calor nada aguenta.
    Fiz outra receita sua e comento depois.
    se quiser ver as mudanças que fiz logo coloco no blog https://temperodali.wordpress.com/
    bjinhos com muitos agradecimentos

    1. Oi Li! Eu também sou dessas que não sei seguir receitas a risca, até as minhas sempre faço de maneira diferente hahaha! Sim ele é bem úmido, azeda rápido, mas bom avisar mesmo, vou por aqui, porque por aqui não passou do segundo dia, comeram tudo antes hahaha! Vou ver sim as suas modificações! Beijos!!

  5. Obrigada pela receita, gostei muito! Uma dúvida: mesmo colocando bananas e cacao nibs no fundo precisa esperar pra desenformar? Esperei só uns 10 min com medo da banana grudar no fundo e o bolo acabou se despedaçando um pouco, tive que virar de volta depressa e servir na forma. Outra coisa que me confundiu foi a calda, qto de manteiga de amendoim a gente deve dissolver em água?

    1. Oi Candida! É bom esperar um pouquinho, o que ajuda é forrar o fundo com papel manteiga! A quantidade de manteiga de amendoim foi a olho, que dependerá do tamanho da forma, mas cerca de 1/2 xícara irá render bastante já!

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s