o que é

Agroecologia e a importância da compostagem

Viver com saúde vai além de uma boa alimentação, pensar nos outros e no meio ambiente também é fundamental para termos uma saúde plena. Não é novidade para ninguém que o planeta que vivemos vem sofrendo drásticas mudanças, e nós somos os culpados. Simples atos no dia-a-dia podem trazer um grande benefício para o planeta, e podemos começar por coisas simples, como dar mais atenção ao nosso lixo!

IMG_2709

Pensando nisso, outro dia me deparei com o trabalho de colegas de escola que me deixou muito feliz e na hora pensei em compartilhar com vocês. Pedi então para eles escreverem um texto explicando melhor sobre a compostagem e sobre o trabalho deles, a Agroecológica, uma empresa de Florianópolis especializada na coleta e gestão de resíduos orgânicos. A empresa é administrada por: Hugo Felipe Wunderlich, Remi Dal Pai Neto, Paul Richard Momsen Miller e João Manoel de Oliveira Campelo. Segue o texto fornecido por eles:

Você sabe qual o destino dos restos de comida que você joga no lixo hoje? Você sabe quais são as consequências negativas que isso pode trazer para o meio ambiente? E o mais importante, você se importa com isso?

Algumas pessoas já fazem a diferença através de um método ainda pouco conhecido, a Compostagem.

Mas afinal, o que é compostagem? – A compostagem é o processo biológico de valorização da matéria orgânica, seja ela de origem urbana, doméstica, industrial, agrícola ou florestal, e pode ser considerada como um tipo de reciclagem do lixo orgânico. Trata-se de um processo natural em que os micro-organismos, como fungos e bactérias, são responsáveis pela degradação de matéria orgânica. A técnica de compostar ajuda na redução das sobras de alimentos (tornando-se uma solução fácil para reciclar os resíduos gerados em nossa residência) e que o final do processo resulta no composto orgânico, que nada mais é que um adubo natural muito potente.

Quais são os principais problemas que o não tratamento do lixo orgânico traz? – Formação de gás metano (CH4), gerado nos aterros por ocasião da decomposição destes resíduos, que é altamente nocivo ao meio ambiente e muito mais agressivo, pois é um gás de efeito estufa cerca de 25 vezes mais potente que o gás carbônico.

– Criação de insetos e animais vetores de doenças.

– Mau cheiro

– Acúmulo de materiais.

– Contaminação ambiental: O chorume, líquido escuro comumente encontrado nas lixeiras da cozinha, fruto também da decomposição deste material, é gerado em larga escala nos depósitos de lixo espalhados por todo o país. E a maior parte destes depósitos são lixões ou antigos lixões que foram transformados em aterros controlados. Nestes ambientes, o chorume polui o solo em que está diretamente em contato e, ao infiltrar-se neste, pode alcançar lençóis freáticos e poluir as águas.

Qual é importância da compostagem para o meio ambiente e a saúde da população? – Primeiro vou levantar um fato importante: Segundo dados do IPEA, Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada, o material orgânico corresponde a cerca de 52% do volume total de resíduos produzidos no Brasil e tudo isso vai parar em aterros sanitários, onde são depositados com os demais e não recebem nenhum tipo de tratamento específico.

– Através do uso da compostagem trazemos muitas vantagens para o meio ambiente e para a saúde pública, seja aplicada no ambiente urbano (domésticos ou industriais) ou rural. A maior vantagem que pode ser citada é que, no processo de decomposição da compostagem, ocorre somente a formação de dióxido de carbono ou gás carbônico (CO2), água (H2O) e biomassa (húmus). Por se tratar de um processo de fermentação que ocorre na presença de oxigênio (aeróbico), permite que não ocorra a formação de gás metano (CH4), gerado nos aterros por ocasião da decomposição destes resíduos, e mesmo que alguns aterros utilizem o metano como energia, essas emissões contribuem para o desequilíbrio do efeito estufa, influência humana potencialmente determinante das mudanças climáticas.

– Além da não formação do gás metano, a compostagem consegue resolver 100% dos problemas citados acima, impedindo que o planeta sofra ainda mais danos do que já sofre atualmente.

Agora temos uma boa notícia, existe hoje em Florianópolis a AGROecológica, uma empresa especializada na coleta e gestão dos resíduos orgânicos. A empresa trabalha através de um sistema muito prático e inovador, se você também quer fazer a diferença conheça mais no site: www.agroecologica.eco.br “

Se você é de Florianópolis, pode conhecer melhor a empresa, e como funciona pelos links que direcionam para o site ou aqui pela página do Face: www.facebook.com/agroecologicaa

IMG_2710

 

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s