o que é

Tortilhas e tacos de milho

Domingo a noite me deu uma vontade de comida mexicana, eu amo, e queria muito preparad uma tortilha gostosa, feita só de milho, difícil de encontrar nos restaurantes daqui (geralmente são feitas de farinha de trigo e farinha de milho). No méxico existem as dos dois tipos, porém a de milho é feita de uma maneira diferente. O milho recebe um tratamento diferente: ele passa por um processo chamado nixtamalização, onde o milho é deixado de molho em solução alcalina de Cal, esse processo o deixa mais macio, e aumenta seu valor nutricional, sendo assim, a farinha tem uma liga um pouco melhor para as tortilhas. Já que não tenho como fazer esse processo, adicionei uma farinha de liga a farinha de milho, e obtive um resultado ótimo!


Ingredientes (rende 7 unidades)

1 xíc de farinha de milho fina (orgânica de preferencia)

3 colheres de sopa de farinha de linhaça (é a farinha de liga, pode ser substituida por chia ou psyllium)

1 xícara de água quente

1colher de chá de sal

Modo de preparo:

Misture todos os secos, adicione a agua quente, misture com uma espátula e depois amasse bem com as mãos. Deixe a massa descansar uns 10 minutinhos.

Na bancada coloque uma folha de plastico filme ou saco plástico, polvilhe farinha de milho, coloque uma porção da massa, coloque outro plastico filme em cima e abra, corte com um pote ou algo que lhe dará o tamanho e formato que desejar.

Com a ajuda do plastico, coloque sua mão por baixo dele para conseguir desgrudar a massa, virando diretamente para a sua outra mão e coloque direto na frigideira já aquecida (não unte, é a frigideira sem nada!). Toste de um lado e do outro e coloque em um prato.

Para fazer tacos: pegue a tortilha já tostada e coloque “pedurada” na grelha do seu forno, ela ficará no formato de uma canoa, de cabeca para baixo. Ligue o forno em temperatura baixa e deixe por cerca de 15 minutos, até sentir que ela está firme e com as bordas crocantes!


Sirva com guacamole, folhas, o requeijão de tofu faz as vezes do creme azedo, etc..

Você pode ver uma opção de nachos aqui e de outra opção de tacos feito com farinha de teff aqui!

Espero que gostem!

Anúncios

5 thoughts on “Tortilhas e tacos de milho”

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s