o que é

Bacalhau lá de casa

Tem gente que ama a pascoa pelo chocolate, eu amo a páscoa pelo bacalhau! hahaha

Já falei várias vezes aqui que não ligo para doces, na verdade desde pequena eu não peço chocolate na páscoa, sempre pedia outras coisas como bijuteria, livros.. Bem depois que a gente cresce a gente vê que a pascoa não é uma data que serve só para ganhar presente né?! Eu sou bem desapegada com datas comemorativas, então hoje em dia acabado preferindo não pedir nada mesmo e só aproveitar o bacalhau hahaha! Mas na semana que vem postarei um ovo de pascoa recheado feito especialmente para vocês ok?!

Essa é a receita do bacalhau que a gente sempre faz lá em casa, por isso o nome ficou “bacalhau lá de casa” bem justo o nome né?! E é o nosso jeito preferido de comer essa delícia!

A parte mais difícil dessa receita é encontrar o bacalhau certo! Nós compramos dessalgado, um importado, e demoramos para encontrar um bom. Muitas vezes o dessalgado não tem gosto de nada, outras vezes o salgado dessalga, dessalga e tem textura arenosa.. Não é mole!

Para quem quer dessalgar o bacalhau, deixe de molho em água gelada dentro da geladeira de um dia para o outro trocando a água a cada quatro horas  por pelo menos 4 vezes. Por fim, ferva com nova água para cozinhar, escorra e reserve.

IMG_2655

 

Receita

1 posta de bacalhau dessalgado de qualidade

4 cebolas cortadas em rodela

4 tomates

1 pacote de azeitona inteira sem caroço

4 batatas ou 6 mandioquinhas (batata baroa)

orégano

salsinha

azeite de oliva (uma boooooa quantidade de azeite digamos assim)

 

Modo de preparo

Descasque e corte as batatas em rodelas. Leve para cozinhar em água com um pouco de sal até ficarem macias porém firmes.

Cozinhe e desfie o bacalhau retirando todas as suas espinhas (ATENÇÃO!).

Corte as cebolas em rodelas e refogue-as com um pouco de azeite e uma pitada de sal, para ficarem bem transparentes sem queimar, misture o orégano.

Corte os tomates em rodelas.

Em uma travessa monte camadas iniciando pela batata, em seguida o bacalhau, os tomates e a cebola, faça mais camadas até acabarem os ingredientes, coloque as azeitonas e regue tudo com bastante azeite, digamos que deixe cerca de ½ dedo de azeite no fundo da travessa. A ultima camada pode ser de tomates ou de bacalhau que ficará crocante.

Leve para assar até os ingredientes borbulharem. Está pronto! Finalize com salsinha.

*Essa receita fica ainda mais gostosa de um dia para o outro, então se quiser preparar na noite anterior será ainda mais sucesso!

Anúncios

1 thought on “Bacalhau lá de casa”

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s