o que é

Ovo de páscoa recheado com creme de maracujá

Como prometido: ovo de páscoa recheado com creme de maracujá!

Ovos recheados estão em alta, e são deliciosos! Podemos fazer de forma saudável? Sim!! Escolhendo um bom chocolate e fazendo um recheio com bons ingredientes dá sim de ser feliz na páscoa de forma saudável hahah

Escolhi esse sabor porque amo essa combinação de azedinho com doce, como eu não sou muito de doce e acho tudo enjoativo, o azedinho quebra um pouco o doce e equilibra tudo! Há uns anos atrás fiz um recheado de cupuaçu que também ficou demais (amoooo essa combinação)!

IMG_3416

Mas vamos para a receita:

Você vai precisar de bowls, forma de ovo de páscoa, liquidificador, colher, espátula e uma panela pequena!

 

Se você já souber temperar chocolate e fazer a casquinha do ovo, pode pular essa parte – Primeiramente para o ovo, você precisa temperar o chocolate, isso serve para que o chocolate não derreta em temperatura ambiente e é fundamental para fazer o ovo de páscoa! Para facilitar, prefiro que vocês assistam vídeos no Youtube de como fazer isso, pois é uma técnica de mais fácil entendimento por observação do que por palavras. Consiste basicamente em aumentar a temperatura do chocolate (derretendo) e abaixar a temperatura rapidamente esfriando-o! Você pode fazer isso usando o mármore da sua bancada (a opção mais encontrada em videos, assista aqui– porém faz certa sujeira), usando dois bowls (um para derreter e um para esfriar) ou a terceira técnica que consiste em derreter 2/3 da quantidade utilizada de chocolate (por ex de 100g derrete-se 70g de chocolate) e depois adicionar 1/3 da quantidade (30g de 100g) picados frio, mexendo rapidamente, assim a temperatura irá baixar!

Dada as dicas de como temperar o chocolate, vamos continuar: faça no mínimo duas camadas de chocolate no ovo. Faça a primeira, leve para gelar. Mas aí também tem truque: para fazer a camada, não segure embaixo da forma, pois sua mão irá esquentar o chocolate, segure nas bordas. Coloque o chocolate, espalhe com a colher e leve para gelar por 10 minutos, faça a segunda camada da mesma forma e repita o processo ate ficar da textura desejada (eu gosto fininha e faço duas camadas!). Depois deixe esfriando por no mínimo 30 minutos, você verá quando ele se soltar da forma. Desenforme mas deixe-o ali que será mais fácil de trabalhar (a não ser que você faça vários). Sim, é trabalhoso e faz sujeira trabalhar com chocolate, além de ter muita técnica, então assista vídeos no youtube, tem vários, ou não se reprima, tem muitos ovos legais por aí e super saudáveis, como os das marcas: Only4 (com açúcar de coco), Amma, Nugali, Monama… e você pode comprar um pronto e rechear!

 

Agora vamos para parte fácil (UFA!) o recheio (só comece quando o ovo estiver pronto):

1/3 xícara de biomassa amolecida (porém firme)

1/3 xícara de castanha de cajú crua deixada de molho (ou dispense a biomassa e use 2/3 xícara de castanha)

Suco de 1 maracujá batido e coado (que renda 1/2 xícara)

3 colheres de sopa de açúcar mascavo (prove, é a gosto! Pode usar stévia, xylitol, melado, mel, demerara…)

1/3 xícara de água

1 colher de chá rasa de agar agar (ou 1 colher de sopa de gelatina incolor – nesse caso siga as indicações de uso da embalagem)

Modo de preparo:

Descarte a água das castanhas, adicione no liquidificador as castanhas, biomassa, suco de maracujá e açúcar mascavo. Bata bem até ficar um creme liso.

Em uma panela coloque a água e o agar agar e mexa até ferver, adicione ao creme batendo rapidamente no liquidificador. Coloque sobre o ovo e leve para gelar!

Finalize o ovo com raspas de chocolate ou sementes de maracujá  e seja feliz!

IMG_3417

 

Você pode fazer de outros sabores usando essa mesma base: limão, cupuaçú, chocolate, baunilha, paçoca, coco, frutas vermelhas… Basta deixar a criatividade rolar!

Boa pascoa!!

Anúncios

13 thoughts on “Ovo de páscoa recheado com creme de maracujá”

  1. Olá! Esse ovo é conservado na geladeira? Pois se for feito para presentear, ele se manteria em temperatura ambiente?
    E a validade?
    Obrigada! Feliz páscoa!

    1. Oi Mari! Todos esses ovos recheados devem ser mantidos em geladeira (até os “gordos” – salvo os industrializados cheios de gordura hidrogenada que conserva por meses – eca), mas ele pode ficar fora para presentear sem problemas, por isso deve-se temperar (pois o chocolate não derrete em temperatura ambiente) e o agar agar também não derrete, ao contrário da gelatina! Mas depois informe a pessoa presenteada para conservar em geladeira!

  2. Amábile querida! Obrigada por compartilhar tantas coisas legais conosco e ser sempre tão carinhosa e atenciosa!!! Sempre respondendo nossas dúvidas e perguntas… Esta receita veio em uma ótima hora (tenho um pé de maracujá SUPER CARREGADO em casa) sou a louka do maracujá atualmente…. 😆😆😆
    Vou fazer e te marco lá no insta…. Não sei como faz para você ver a marcação, mas vou tentar!!! Beijo grande aaaaaaa você me deu uma outra ideia, farei um de paçoca tbem… 😋😋😋😋

      1. Me passa seu endereço que mando na hora pra você…. A família e os vizinhos estão recebendo doações todo dias!
        Pode deixar que eu conto o resultado sim. 👍🏻👍🏻😘😘

  3. Oi, Amabile!
    Fiz a receita duas vezes e ficou uma delícia, mas nenhuma das vezes ficou firme. Na primeira fiz igualzinho você recomenda e na segunda, achando que o problema poderia ser o ágar, eu coloquei 2 colheres de chá em vez de uma, mas ainda assim não firmou… O que pode estar dando errado? Usei o ágar da Arcor. Beijos e obrigada pelas receitas maravilhosas! ❤

    1. Oi Ana! Nossa que estranho, pq 2 cds de agar agar ia deixar uma pedra! Vc ferveu o agar agar com um pouco de agua para colocar? Ele precisa ser fervido para ativar a gelatinizacao, se não não funciona.. Se não foi isso, eu não sei messsmo! Nunca usei o agar agar deles mas sei que é uma marca boa!

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s