Quem faz meus cursos já reparou que eu sou fã do Trigo Sarraceno (ou trigo mourisco). Embora tenha esse nome, ele não é nem primo do trigo, e eu já até falei dele aqui! Ele na verdade é uma semente, muito rica em nutrientes, com baixo índice glicemico, certa quantidade de proteína e muitas fibras! A sua farinha tem uma liga excelente para usar em substituição ao glúten nas receitas, gosto muito de usar em massas que tenham que abrir (torta, pasteis..) e também para pães e bolos, pois deixa tudo super fofinho! Porém seu sabor é um pouco forte para ser utilizado sozinho, então o ideal é sempre misturar com outras farinhas! Caso você só encontre em grãos, basta bater no liquidificador para virar farinha, é super fácil pois seu grão não é muito duro!
Já faz tempo que queria utiliza-lo em grãos para receitas, tem um sabor um pouco mais suave e uma textura que lembra um grão de arroz quando cozido, então resolvi fazer essa almondega, que também lembra um bolinho de arroz assado! Super simples de preparar!
Ingredientes
1 xícara de trigo sarraceno cozido (cerca de 2/3 de xícara cru – para cozinhar deixei de molho em água por 30 minutos, escorri e levei para cozinhar por 3 minutinhos em água apenas, escorri e passei água fria para interromper o cozimento)
2/3 xícara de cenoura ralada no fino (ou beterraba)
um punhado de salsinha picada
2 colheres de sopa de farinha de linhaça
2 colheres de sopa de farinha de arroz integral
2 colheres de sopa de azeite (usei 1 de óleo de gergelim torrado, que da um super perfume!)
temperos a gosto (usei 1 colher de sopa de gersal, páprica doce, páprica picante e sal)
Modo de preparo
Misture todos os ingredientes. Com as mãos úmidas aperte bem para fazer as bolinhas. Coloque em uma forma e leve para assar em fogo médio por cerca de 20 minutos ou até dourar!
A intenção aqui é conhecer novos sabores, como o do trigo sarraceno, mas sei que vão perguntar possíveis substituições, eu indicaria usar o arroz cateto já cozido!
Querida mais uma receita maravilhosa! Mas tenho minhas intolerancias. Acha q posso trocar a linhaca por chia e a farinha de arroz pela de coco? Grata