integral, pratos quentes, receitas rapidas, salgado, sem glúten, sem lactose, vegano, vegetariano

Almôndega vegana de trigo sarraceno

Quem faz meus cursos já reparou que eu sou fã do Trigo Sarraceno (ou trigo mourisco). Embora tenha esse nome, ele não é nem primo do trigo, e eu já até falei dele aqui! Ele na verdade é uma semente, muito rica em nutrientes, com baixo índice glicemico, certa quantidade de proteína e muitas fibras! A sua farinha tem uma liga excelente para usar em substituição ao glúten nas receitas, gosto muito de usar em massas que tenham que abrir (torta, pasteis..) e também para pães e bolos, pois deixa tudo super fofinho! Porém seu sabor é um pouco forte para ser utilizado sozinho, então o ideal é sempre misturar com outras farinhas! Caso você só encontre em grãos, basta bater no liquidificador para virar farinha, é super fácil pois seu grão não é muito duro!

Já faz tempo que queria utiliza-lo em grãos para receitas, tem um sabor um pouco mais suave e uma textura que lembra um grão de arroz quando cozido, então resolvi fazer essa almondega, que também lembra um bolinho de arroz assado! Super simples de preparar!

IMG_4071

Ingredientes

1 xícara de trigo sarraceno cozido (cerca de 2/3 de xícara cru – para cozinhar deixei de molho em água por 30 minutos, escorri e levei para cozinhar por 3 minutinhos em água apenas, escorri e passei água fria para interromper o cozimento)

2/3 xícara de cenoura ralada no fino (ou beterraba)

um punhado de salsinha picada

2 colheres de sopa de farinha de linhaça

2 colheres de sopa de farinha de arroz integral

2 colheres de sopa de azeite (usei 1 de óleo de gergelim torrado, que da um super perfume!)

temperos a gosto (usei 1 colher de sopa de gersal, páprica doce, páprica picante e sal)

Modo de preparo

Misture todos os ingredientes. Com as mãos úmidas aperte bem para fazer as bolinhas. Coloque em uma forma e leve para assar em fogo médio por cerca de 20 minutos ou até dourar!

A intenção aqui é conhecer novos sabores, como o do trigo sarraceno, mas sei que vão perguntar possíveis substituições, eu indicaria usar o arroz cateto já cozido!

Anúncios

1 thought on “Almôndega vegana de trigo sarraceno”

  1. Querida mais uma receita maravilhosa! Mas tenho minhas intolerancias. Acha q posso trocar a linhaca por chia e a farinha de arroz pela de coco? Grata

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s