o que é

Quinoto de shitake vegan

A quinoa em grãos é sem dúvida um dos meus grãos preferidos! Eu não sou chegada a arroz, embora nunca negue um risoto (feito com arroz arbóreo), mas a vantagem da quinoa é que ela é um grão com um teor mais baixo de carboidrato (embora ela ainda tenha sim carboidrato) e uma quantidade boa de proteína, deixando a refeição mais leve e mais low carb! Além de todos os nutrientes maravilhosos que a quinoa apresenta, ela é um alimento completo!

Quinoto é a junção de quinoa+risoto, ou seja: um risoto de quinoa! Você pode fazer de vários sabores, é rápido de preparar e você não precisa ficar mexendo como o arroz arboreo, afinal, aqui não tem amido para “soltar”! Você pode deixar uma quantidade boa de quinoa já cozida e até congelar, assim sempre que desejar poderá usar na sua refeição.

IMG_4296

 

ingredientes

1 bandeja de shitake (ou outro) cortado em tiras grossas

1/2 alho poró em rodelas finas

1/2 cebola em cubinhos

1 punhado de nirá (opcional)

1 pedaço de gengibre picado em cubinhos

2/3 de xícara de quinoa crua para cozinhar

sal e temperos a gosto (salsinha, cebolinha, açafrão, páprica, pimenta…) – usei salsinha e páprica picante

azeite de oliva para refogar

para dar cremosidade – 2 colheres de sopa de biomassa de banana verde, ou 1/2 xícara de leite de castanha de caju, ou 2 colheres de sopa de requeijão de tofu

Água suficiente para deixar cremoso

Modo de preparo

Para cozinhar a quinoa: Lave bem a quinoa em uma peneira em água corrente até parar de espumar. Coloque água em uma panela (cerca de 3 xícaras, ela não seca igual arroz, prefiro escorrer) e leve ao fogo, quando a água ferver coloque a quinoa e deixe cozinhando por cerca de 10 minutos. Eu não adiciono sal nessa etapa, as vezes coloco temperos junto para cozinhar como chimichurri ou o que quiser, mas deixo para salgar depois!

Refogue o alho poró, a cebola e o gengibre no azeite, depois acrescente o nirá. Coloque os cogumelos, uma pitada de sal e mexa até murchar. Adicione a quinoa cozida. Coloque o que escolher para dar cremosidade (usei requeijão de tofu no da foto, mas já fiz com todas as opções acima), coloque água para acertar o ponto de cremosidade, deve ficar mais molinho, não como um patê! Finalize com os temperos, acerte o sal e sirva!

Fácil né?! Se você já deixar quinoa cozida para a semana ou congelada a refeição fica pronta em 5 minutos, te garanto!! Espero que gostem!

Anúncios

1 thought on “Quinoto de shitake vegan”

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s