o que é

Como higienizar e armazenar folhas?

Sempre que mostro essa dica nas redes sociais muita gente tem dúvidas. Aqui em casa eu compro folhas e elas duram tranquilamente até duas semanas. Como? Com simples truques para criar um ambiente perfeito para elas não queimarem ou murcharem!

alface

Primeiramente, assim que fizer feira já se organize para ter um tempinho quando chegar e higienizar e organizar tudo. Se elas forem para a geladeira sem proteção nenhuma já vão começar a murchar.

Então chegue em casa e lave as folhas. A maneira correta é deixar de molho em água com hipoclorito (você encontra facilmente em supermercados perto das verduras). Depois lavar bem e deixar de molho novamente em água. E então escorrer. Você vai ficar chocado com a quantidade de terrinhas que saem das folhas (além de um bixinho ou outro que passou despercebido…). O hipoclorito é importante porque ele mata as bactérias, tem gente que tem o costume de usar vinagre, mas ele não irá matar, irá apenas ajudar a retirar a sujeira.

Depois você deve secar bem as folhas, eu uso essas secadoras de folhas que são práticas e baratas, se não tiver, deixe escorrer bem e seque com um pano.

Coloque as folhas em sacos plásticos, pode usar com ziploc que assim a gente não faz tanto lixo já que eles são reaproveitáveis né?! Você pode usar um pote grande, com tampa,  também! Coloque as folhas e uma folha de papel toalha no canto de cada saco, ele irá equilibrar a umidade das folhas. Deixe o saco com um pouco de ar dentro, feche e leve a geladeira deixando sempre na parte mais baixa onde a geladeira não é tão gelada.

Faça o mesmo com todas os folhosos, brócolis, couve flor…

 

Gostam desse tipo de dica? Deixem perguntas e sugestões de temas para dicas rápidas que passo aqui para vocês!!

Anúncios

9 comentários em “Como higienizar e armazenar folhas?”

  1. Adorei essa dica! Coincidentemente ontem entrei no blog pra procurar uma receita de bolo (que por sinal fiz e ficou uma delícia!) e ia deixar um recado perguntando se tinha algum post relacionado a higienização de alimentos. Só fiquei com uma dúvida: o papel toalha vai dentro do saco plástico – é preciso trocá-lo sempre?

    Beijos!

  2. Amabile, higienizo um pouco diferente . Deixo de molho por 5 minutos em água . Retiro as folhas e coloco numa solução de água com bicarbonato de sódio (1 colher de sopa para cada litro d’Água ), por 30 a 40 min. Enxáguo bem e seco na secadora de verduras para colocar em potes grandes. Só não sabia do papel para regular a umidade .
    Também já ouvi o Dr. Lair Ribeiro ensinar a usar tintura de iodo a 2%, 5 ml para 1 l d’Água

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s