o que é

Dicas para se organizar na produção de pratos congelados para o seu dia-a-dia

Quem tem uma vida corrida sabe que organizar a alimentação é um dos fatores fundamentais para mantermos a saúde. Nem sempre é fácil encontrar boas opções pelas ruas, além do alto custo, é claro. Então vale a pena tirarmos umas horinhas do final de semana para preparar alguns pratos e deixar congelados para uma ou duas (ou até mais) semanas!

foto post

Esses tempos falei no meu Snapchat (amabilekolenda) sobre essas dicas e o pessoal adorou, resolvi então transformar em post, até porque no snapchat as informações ficam apenas 24hrs.

Muita gente acha que é trabalhoso, mas é tudo questão de se organizar e acredito que eu possa ajudar com algumas dicas.

  • Faça um cardápio, divida em quantidades de cada grupo  você irá fazer, por exemplo: Frango 3 pratos, Peixe 3 pratos, Veggie 3 pratos, Lanches 2 opções, Acompanhamentos 5 opções. (você pode já montar pratos completos,mas eu gosto de fazer os acompanhamentos separados também);
  • Como elaborar esse cardápio? Pense em ingredientes que possam ser usados de maneiras variadas em diferentes pratos. Por exemplo: Abóbora – Escondidinho de abóbora, purê de abóbora, muffin de abóbora. Peito de frango – em cubos para um prato, desfiado para outro. Cenoura – ralada para um prato, picada para outros 2 pratos. Entendem? Assim otimizamos tempo e dinheiro!
  • Faça uma lista de compras.Depois do cardápio definido a lista de compras é fundamental para você saber o que comprar e não comprar coisas “a toa”. Caso não encontre algum ingrediente você pode já alterar o prato na hora, por isso leve o cardápio com você.
  • Na hora do preparo: organize sua cozinha. Utensílios são fundamentais como uma boa tábua, uma faca afiada, espátulas e colheres, bowls, e o que mais precisar usar.
  • Faça o mise in place! Mas o que é isso? Certamente você já assistiu a Ana Maria Braga alguma vez na vida. Aqueles potes com os ingredientes medidos, cortados e organizados, aquilo é mise in place. Corte todos os ingredientes da maneira que vai usar antes de iniciar realmente os trabalhos e coloque-os em bowls. Parece frescura, mas é a melhor forma de organizar e otimizar seu tempo. Imagina você com 4 panelas no fogo tendo que cortar 1 cebola por vez para cada uma, mas dai uma entra a cenoura ralada, outra entra o chuchu, outra o tomate.. e tudo tendo que ser cortado na hora, e tem que entrar logo, se não queima… Então, é pra isso que o mise in place serve!
  • Coloque para cozinhar o que demorar mais primeiro;
  • Vá lavando tudo que conseguir durante o processo, se não vira bagunça e você não vai conseguir se encontrar!
  • Encontre as embalagens que vai querer utilizar e já deixe próxima. Assim que os pratos forem saindo já vá montando e lavando as panelas para fazer o restante.
  • E por fim, encontre espaço do seu freezer para caber tudinho! haha

Enfim gente, e como tudo na vida, com a prática vai ficando mais rápido e fácil fazer as comidas, eu prometo! Espero que tenha ajudado!

 

Anúncios

3 comentários em “Dicas para se organizar na produção de pratos congelados para o seu dia-a-dia”

  1. amabile, faz um poste ensinando o que pode congelar, tipo abobora, como congela? tem q fazer branqueamento ou pode congelar direto? lasanhas congelam antes ou depois de assadas e nhoques, como congela?

    1. Todos os legumes devem ser branqueados para congelamento! Abobora pode congelar ja assada ou cozida. Nhoques sao crus, depois vao direto a agua fervente e lasanhas tanto faz, pois a massa ja estará pré cozida e o recheio também!

  2. amabile, faz um poste ensinando sobre congelamento, o que precisa ou nao ser branqueado, como congela nhoque? e lasanha, congela antes ou depois de assada?

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s