A tâmara é um ingrediente super versátil! Ela tem sabor intenso de caramelo, textura macia que dá liga e sabor para diversas receitas. Já rolou aqui até doce de “leite” a base de tâmaras, que também serve como purê para adoçar! A Tâmara medjool é um tipo de tâmara fresca, carnuda, suculenta e muito diferente dessas tâmaras secas que vemos por ai. Recebi algumas sensacionais e quis fazer duas receitas simples com elas para mostrar a versatilidade, uma contrastando com o salgado e outra doce. Ótimas opções para receber amigos, servir de entrada ou apenas para matar uma vontadezinha de doce!
Tâmaras recheadas de ricota de amêndoas com pimenta
1xícara de resíduo do leite de amêndoas (faça o leite e o que sobrar de resíduo vc usa na receita) – pode ser de outra castanha
azeite de oliva
suco de limão
sal
pimenta da sua preferencia para finalizar
Em um bowl tempere o resíduo das amêndoas com sal azeite e limão a seu gosto. Caso o resíduo esteja muito sequinho adicione água aos pouquinhos para deixar uma textura mais cremosa porém firme.
Abra as tâmaras medjool e retire as sementes. Recheie, finalize com a pimenta e regue com um fio de azeite!
Ta pronto! Fácil ne?!
Agora a doce:
Tâmaras medjool com morangos orgânicos, chocolate 70% e flor de sal
Abra as tâmaras medjool e retire a semente, coloque um morango no meio (se estiver grande, corte ao meio como os da foto). Derreta chocolate da sua preferencia, bem pouquinho tipo 30g, passe as pontas (ou a tâmara inteira!) no chocolate derretido, coloque a flor de sal (opcional mas eu amo chocolate com flor de sal), e leve para a geladeira!
Lembrando que: quando o chocolate não é temperado ele derrete, então caso queira deixar exposto na mesa, faça a temperagem (de um google, é facinho), caso não faça, retire da geladeira e sirva!