o que é

Torta Fria sem glúten e lácteos

Torta fria é uma receita que sempre me lembra cafés da tarde e encontros. Eu adoro, mesmo que ele ande meio “fora de moda”.
Para transformar essa receita, a dificuldade era fazer um pão fofinho e branquinho como os pães de forma inteiros que se usa para a torta tradicional. Pensei então em fazer um pão de ló salgado, fininho, que eu pudesse cortar de maneira fácil para montar a receita.
O recheio tem infinitas possibilidades. Pode ser feito com pastinha de tofu, maionese de abacate, maionese de biomassa, creme de painço, de inhame… e você pode colocar o que mais quiser: cenoura ralada, beterraba, atum ou frango, azeitonas, etc…

IMG_0688

Essa receita é bem simples de preparar, e fica super mega parecida com a original!

INGREDIENTES PARA O PÃO

5 ovos
3 colheres de sopa de azeite
1/2 xícara de polvilho doce ou farinha de arroz integral
½ xícara de farinha de amêndoas
1 colher de chá de sal

MODO DE PREPARO
Separe as claras da gema.
Na batedeira bata as claras em neve e reserve.
Depois bata as gemas com o azeite até ficarem bem espumados e comece a adicionar as farinhas com uma peneira grande. Peneire as farinhas em cima dos ovos e adicione o sal. Bata bem.
Adicione metade das claras batidas em neve e mexa bem, sem se preocupar em deixar aerado, apenas misture bem para essa parte entrar para deixar a massa mais líquida. Depois, adicione a outra metade e incorpore delicadamente para que, agora sim, as claras não percam o ar.
Coloque uma forma de papel manteiga na forma de tabuleiro e unte com azeite ou, use um tapetinho de silicone (eu prefiro) e jogue a massa. Ela deve ficar uma camada fina.

Leve para assar em fogo médio até dourar, cerca de 10 minutos.
Corte em 4 fatias compridas para formar o pão.

PARA O RECHEIO

Use a maionese que preferir. Acrescente recheios da sua preferencia para misturar como azeitonas, cenoura ralada, frango desfiado, atum desfiado, tempero verde, etc…

MONTAGEM:
Corte o pão em fatias compridas. Se desejar, molhe as fatinhas do pão com um pouco de leite vegetal. Em uma travessa coloque uma fatia do pão, passe bastante pasta do recheio escolhido, mais uma fatia, e assim até acabar. Guarde um pouco de maionese sem nada para passar por volta.

IMG_0692

Anúncios

3 comentários em “Torta Fria sem glúten e lácteos”

  1. Que delícia! Será que se fizer a massa apenas com farinha de amêndoas funciona? Pergunto porque não como nem polvilho e nem farinha de arroz, sou diabética e eleva muito minha glicemia, exigindo aplicar mais insulina. Mas não sei se eles tem um papel na receita que somente a farinha de amêndoas não cumpriria… Por isso pergunto antes de tentar executar. hehehe Se puderes responder, agradeço. 🙂

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s